28 de julho de 2025

Caso Janaína Bezerra: MP ingressa com pedido de anulação do julgamento

Isadora Cavalcante

Publicado em 06/10/2023 19:17

Compartilhe:

Thiago Mayson vai a júri popular por estuprar e matar Janaína Bezerra. (Foto: reprodução)

Isadora Cavalcante
isadora.cavalcante@tvclube.com

O Ministério Público do Piauí ingressou com um pedido de apelação, no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), para pedir a anulação da sentença de 18 anos e seis meses de Thiago Mayson da Silva Barbosa, condenado por estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra. A informação foi confirmada pela advogada Florence Rosa.

Ao Portal ClubeNews, a advogada de acusação explica que os jurados não “entenderam a pergunta isso reflete diretamente no resultado”. Na sentença, a qualificadora do feminicídio foi desqualificada e por isso, a pena foi menor. Esperava-se pena superior a 40 anos.

“As provas ali são de homicídio qualificado, inclusive pelo feminicídio. Não há indicio algum de homicídio culposo. Por isso a pena foi muito abaixo do esperado. Está é a fundamentação principal do nosso pedido, a falta de compreensão dos jurados e a decisão contrária as provas dos autos”, destacou a advogada criminalista, Florence Rosa.

Relembre o julgamento

Thiago Mayson da Silva Barbosa foi condenado a 18 anos e seis de prisão pela morte da estudante Janaína Bezerra. O júri popular iniciou na manhã de sexta-feira (29) e finalizou na madrugada de sábado (30), após dois adiamentos.

O réu foi condenado pelos crimes de homicídio culposo, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver (já que ele estuprou a vítima depois de morta) e fraude processual (por interferir nas provas).

O laudo do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) apontou que a estudante teve o pescoço quebrado e foi vítima de violência sexual, no dia 28 de janeiro de 2023, dentro de uma sala da Universidade Federal do Piauí, após uma festa de calourada na instituição.

Mãe fez desabafo

Mãe da estudante Janaína Bezzera, Maria do Socorro Silva conversou com o Portal ClubeNews e relatou a indignação ao saber que o acusado de matar e estuprar a sua filha, Thiago Mayson da Silva Barbosa, pegou pena de apenas 18 anos e seis meses de prisão.

“Eu não estava esperando. Fiquei indignada, quando falaram 18 anos. Ele agrediu a minha filha até a morte. Minha filha veio com o olho sangrando. Como é que ele pega 18 anos (de prisão?). Eu nunca vi isso na minha vida, um crime desses, e um ‘vagabundo’ desses, pegar só 18 anos”, desabafa a mãe.

LEIA MAIS  

POR MAIS SEGURANÇA E JUSTIÇA: veja propostas dos alunos após ocuparem reitoria da Ufpi

TRAGÉDIA: Estudante morre após ser encontrada desacordada dentro da UFPI em Teresina

LAUDO: Estudante da UFPI teve pescoço quebrado e foi estuprada

MAIS PESSOAS: DHPP investiga envolvimento de mais pessoas e acesso livre à sala da Ufpi

DESABAFO: “destruíram o sonho da minha filha”, diz mãe de Janaína

RÉU: Mestrando vira réu por estupro e assassinato de estudante de jornalismo na UFPI

JÚRI POPULAR: Thiago Mayson vai a júri popular por estuprar e matar Janaína Bezerra na UFPI

 

Leia também: