Dia das crianças: conheça o Clube de Aventureiros; uma iniciativa gratuita

O projeto atende mais de duas mil crianças no Piauí, com idades de seis a nove anos

 

Aventureiros desfilando na Avenida Marechal Castelo Branco durante o 7 de setembro de 2023. (Foto: arquivo pessoal)

Luana Fontenele
luanafontenele@tvclube.com.br

Neste dia das crianças, conheça o Clube de Aventureiros, um programa gratuito, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, e atende mais de duas mil crianças de seis a nove anos em todo o Piauí, independente de opção religiosa.

Segundo Vera Maciel, coordenadora da iniciativa para todo o estado, o programa está apoiado sobre o tripé: família escola, Deus e sociedade, e com isso, visa moldar positivamente o caráter das crianças durante a sua fase de desenvolvimento.

“São desenvolvidos habilidades em quatro campos de ensino, sendo eles: Meu eu – a crianças aprendem a cuidar de si. Minha família – a criança aprende a valorizar e respeitar a família. Meu Mundo – a criança aprende a cuidar e valorizar o meio ambiente. Meu Deus – a criança aprende sobre Deus e o que Ele fez e faz por cada um de nós”, conta a coordenadora.

Coordenadora Vera Maciel ao lado de uma diretora de Clube de Aventureiros. (Foto: arquivo pessoal)

A Antoniana Veloso, conta que desde que sua filha foi inscrita no projeto, ela notou diversos benefícios no comportamento da menina, e com isso a mãe se sentiu motivada a fazer parte da direção do programa, e contribuir para que mais crianças possam ser agraciadas com o Clube de Aventureiros.

“Já é a minha segunda filha que faz parte dos aventureiros, e só noto benefícios. Como o ensino da convivência com todas as pessoas, o saber lidar com ganhar e perder, além de ensinar sobre Deus, natureza, como cuidar do corpo, deveres dentro de casa e fora, entre outras coisas. É um programa muito educativo e que vale a pena fazer parte. O Clube de Aventureiros só nos ajuda”, conta a mãe da Maysa, que faz parte do Clube de Aventureiros Gênesis, localizado no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina.

Antoniana, seu esposo e sua filha fazem parte do programa. (Foto: arquivo pessoal)

A Jordana Sousa, diretora do Clube Raios de Sol, localizado na zona Central de Teresina, destaca que além do acompanhamento com as crianças, o projeto também auxilia pais e responsáveis por meio da Rede Familiar.

“As crianças aprendem como devem cuidar da natureza, como cuidar de si mesmas e dos outros ao seu redor, a ajudar aqueles em situação de vulnerabilidade, tudo isso com a participação dos pais e responsáveis. Para isso, temos a RFA, que é a Rede familiar onde as famílias recebem orientações e apoio”, conta a diretora.

Aventureiros do Clube Raios de Sol em visita ao Corpo de Bombeiros. (Foto: arquivo pessoal)

Como encontrar um Clube de Aventureiros

Os Clubes de Aventureiros existem desde 1972 em diversas partes do mundo. A iniciativa de atender crianças de seis a nove surgiu inspirada no seu “irmão mais velho”, o Clube de Desbravadores.

Os aventureiros estão organizados por um sistema de classes e especialidades adequados por idade, na qual a criança deve cumprir diversos requisitos para conquistar uma condecoração ao final de cada ano. São elas:

– Abelhinhas Laboriosas: 6 anos. (Cor: Azul clara. Lei: Obediência)

– Luminares: 7 anos. (Cor: Laranja. Lei: Pureza)

– Edificadores: 8 anos. (Cor: Azul escuro. Lei: Bondade)

– Mãos ajudadoras: 9 anos. (Cor: Vinho. Lei: Reverência e colaboração)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar