
Os serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) estão sendo prejudicados por causa de uma “instabilidade” na Base Nacional de Dados dos sistemas Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação). O problema, que teve início na última terça-feira (10), já perdura há quase quatro dias.
De acordo com o Detran-PI, todos os órgãos dos 26 estados brasileiros estão sendo afetados, pois trata-se de um impasse “nacional”. Apesar de as equipes técnicas da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) estarem atuando nos reparos necessários, não há um prazo definido para que as atividades sejam retomadas.
“A problemática afeta todos os Estados da Federação, pois se trata de uma operação nacional. Em contato, o Serpro informou que as equipes técnicas estão atuando para solucionar o problema e retomar as atividades o mais rápido possível”, disse em nota.
Ainda conforme o Detran-PI, os bancos de dados da Renach e Renavam são essenciais para a consulta de informações necessárias sobre os registros dos veículos de toda a sociedade brasileira. Tendo em vista essa circunstância, a Diretoria-Geral está em contato com a Serpro para que os serviços sejam retomados.
“A Diretoria-Geral do Detran-PI enfatiza a importância dos serviços prestados pelo Renavam e Renach, e está em contato com as autoridades nacionais para retomar o funcionamento dos sistemas que são essenciais à sociedade”, ressalta.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
