
Toda profissão tem palavras e termos específicos agregados ao vocabulário que trazem uma certa expertise ao seu repertório.
No Direito, minha primeira formação, esses termos vêm normalmente do latim. Já no mundo da moda, essas palavras vêm da língua inglesa e francesa.
A verdade é que você não precisa ser fluente nesses idiomas para inserir esse vocabulário no seu dia a dia. Entretanto é interessante você conhecer seus significados, pois isso vai te ajudar na hora de comprar e montar looks mais assertivamente.
Lembre-se que não há necessidade de saber tudo, mas buscar novos conhecimentos é essencial para se manter atualizado nesse universo fashion que evolui tão rápido.
Termos em Ordem Alfabética:
All jeans: dentro do mundo da moda é utilizado para se referir a um look total jeans.
Color Block: misturar duas cores vibrantes em um mesmo look.
Dress Code: se refere a maneira correta de se vestir em um ambiente.
Folk: estilo que tem como base os elementos folclóricos. Nas criações de moda é um tema muito usado através de ilustrações com tecidos rústicos, franjas, estampas ou bordados específicos.
Girlie: termo utilizado para descrever o estilo ou looks bem românticos e delicados.
Handmade: o termo significa “feito à mão”, por isso é como são chamadas as peças artesanais.
Hi-lo: termo que é o diminutivo de high-low, estilo que mistura peças caras e sofisticadas com peças mais baratas e despojadas em um mesmo look.
Hype: algo que está na moda.
It Girl: termo usado para definir as mulheres que têm um estilo próprio e acabam criando tendências, como as blogueiras.
Minimalista: estilo simples, sem muitos detalhes, mistura de cores, estampas ou texturas. É composto por um visual mais sóbrio e limpo.
Maximalista: é o estilo extravagante, onde estampas e cores chamativas se encontram e misturam com pedrarias, formas exageradas e riqueza de detalhes.
Mainstream: em Inglês, significa corrente principal. A expressão é usada para se referir à uma moda dominante.
Navy: listras e as cores vermelho e azul marinho são características predominantes nesse estilo que foi criado por Coco Chanel na década de 1920 com inspiração nos marinheiros franceses.
Outwear: tendência de usar a lingerie aparente/visível nos looks.
Oversized: são roupas em proporções maiores, muitas vezes mais largas ou compridas. Elas são confortáveis e não seguem as proporções do corpo.
Preppy: é o termo em inglês que define o estilo “patricinha”.
Retrô: estilo baseado em peças que parecem antigas, remetendo a épocas passadas.
Statement: uma peça que chama atenção, se destaca de alguma forma.
Trendsetter: gerador de tendência, em outras palavras, gente que lança moda.
Upcycling: consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, como os tecidos. Pois com criatividade é possível criar peças de qualidade igual ou até melhor que a do produto original.
Vanguarda: termo usado para se referir a algo que está à frente de seu tempo.
Vintage: estilo com base em uma tendência antiga. Contudo, trazido para o mundo moderno com uma nova releitura.
Legal, né? Espero que você tenha gostado. Agora, com licença, mas eu vou montar meu look navy e colocar um acessório statement. Afinal é sexta-feira e o dress code permite.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar