
Muitos brasileiros irão acompanhar o Eclipse Solar Lunar que irá acontecer nesse sábado (14), e poderá ser visto em todo Brasil. Apesar da beleza desse tipo de evento, oftalmologistas alertam que é preciso tomar alguns cuidados ao se observar esses tipos de fenômeno, pois problemas de visão podem ser provocados.
O médico oftalmologista Mateus Vilar explica que com a diminuição da luz emitida pelo sol, as pessoas pensam que é seguro olhar diretamente para o fenômeno, mas observar o eclipse – sem a devida proteção- é “perigoso”.
“Observar um eclipse solar sem a devida proteção pode ser extremamente perigoso. Os riscos são semelhantes aos de olhar diretamente para o sol, mas durante um eclipse, a diminuição da claridade leva as pessoas a pensarem que é seguro”, afirma o médico.
Para o médico, os riscos de se olhar para o sol durante o eclipse podem ser até maiores que sem a presença do episódio, já que os olhos podem receber mais facilmente os raios ultravioleta. Ele também alerta para os sinais de dano ocular após a observação.
“A luz reduzida dilata as pupilas, fazendo com que a radiação ultravioleta entre mais facilmente pelos olhos. Essa radiação solar intensa pode danificar permanentemente a retina, causando cegueira. Os sinais incluem visão embaçada, manchas cegas, sensibilidade à luz, dor nos olhos e distorção da visão. Se suspeitar de qualquer problema após a observação, deve procurar imediatamente atendimento médico”, destaca.
Como observar um eclipse de forma segura
Esse tipo de eclipse é muito raro de ser visualizado em um mesmo ponto do planeta (em 2021, foi visível apenas no Polo Norte, e o próximo em 2024 será visível apenas parcialmente no extremo Sul do Brasil), aumentando a curiosidade sobre o fenômeno.
Para isso, segundo o especialista, existem formas seguras e eficientes de observar o eclipse, seja através do uso de filtros e óculos especiais ou confortavelmente em casa através de transmissões ao vivo na internet.
“A forma mais segura de observar um eclipse solar é utilizando óculos de proteção solar adequados que sigam os padrões de segurança recomendados. Outras opções seguras incluem projetar a imagem do eclipse em uma superfície usando um dispositivo de projeção solar ou assistir às transmissões ao vivo na internet ou na televisão”, destacou Mateus Vilar.”
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!