28 de julho de 2025

Artigo: “ainda sou estudante da vida que eu quero viver”

Opinião do Leitor

Publicado em 15/10/2023 17:36

Compartilhe:


Luciano Rocha – Reitor da Unifacid Wyden – Foto: arquivo pessoal

Luciano Rocha – Reitor da Unifacid Wyden
Especial para o Portal ClubeNews

Neste Dia do Professor, 15 de outubro, muitas pessoas publicam homenagens citando a “vocação”, o “chamado”, ou mesmo o “dom” da educação. Como se nós, docentes, fossemos dotados de alguma aura mágica que cativa nossos alunos ou como se o saber ainda fosse algo secreto, misterioso, revelado a alguns poucos “iluminados”.

Em certa medida acredito que aqueles que escolhem trilhar o caminho da educação, da formação de mentes e compartilhamento de saberes, precisam sim ter um grande propósito e realização nessa função. Afinal de contas todos sabemos não apenas das agruras, mas também das alegrias que essa profissão pode trazer.

Mas olhando bem de perto, bem de perto mesmo, ser professor ainda é muito parecido com ser um estudante. Explico. Assim como nossos pupilos, temos ambos uma rotina focada no mundo acadêmico, formamos amizades nas salas de aula e nos corredores, e ambos precisam desesperadamente, antes de conhecer a disciplina abordada, conhecer bem aquele que está do lado de lá das lições e tarefas aplicadas.

Talvez o que nos diferencie de nossos colegas mais jovens seja justamente isso, a experiência e a capacidade de enxergar os caminhos aos quais o conhecimento pode nos levar. Saber como percorrer essa estrada, e conseguir demonstrar esse saber, são desafios que valem muito a pena.

Mais que uma “missão”, ser professor é entender que o conhecimento não é estático, vertical, hierárquico, mas sim fluido, que cresce, se modifica e se fortalece conforme nos dedicamos em compartilhar e, principalmente, em receber o saber – vindo ele de onde quer que venha.

Professores, vocês são o reflexo de um mundo melhor! Feliz Dia dos Professores.

Leia também: