
Faltam 70 dias para o Natal e o comércio teresinense já está a todo vapor. Atendendo a lei da oferta e da procura, diversas lojas da capital já estão vendendo artigos natalinos para atrair o consumidor e elevar as vendas.
Apesar de haver ainda muitas datas que movimentam o varejo como: O Dia das Crianças, dos Finados, das Bruxas e a Black Friday; os comerciantes teresinenses afirmam que caso tenham clientes interessados, irá ter produto para vender.
No Polo Cerâmico do Poty Velho, por exemplo, os artesãos relatam que as peças natalinas já estão sendo muito procuradas, principalmente os presépios.
“É o tempo que a gente pega as encomendas para poder entregar até o final do ano, porque são peças manuais tem o processo de fazer, dar o acabamento e a queima. No caso não é só um presépio, vamos trabalhar em vários presépios. Por isso, agora, em outubro, as pessoas vêm procurar para dá tempo até dezembro”, explica Camila Kauane, artesã e vendedora.
O artesão Edivan Ferreira afirma que desde o mês de julho, vem trabalhando nas encomendas, pois em setembro, há uma demanda muito grande de pedidos. “Em julho, aumentamos a produção. A demanda é grande em setembro e outubro. Já temos encomendas, estamos queimando no forno presépios pequenos e grandes”, diz.
De acordo com a empresária Auxiliadora Morais, proprietária de uma loja varejista, alguns clientes passam a procurar artigos de Natal logo após as festas juninas. Diante disso, a empresária conta que antecipou a montagem dos produtos que irão ser expostos.
“No ano passado foi no mês de outubro que montamos. Nesse ano, resolvemos montar na segunda quinzena de setembro. Os preços são os mesmos do ano passado, teve produto que até baixou, tem produtos em promoção e estou repassando a promoção para o cliente”, ressalta.