28 de julho de 2025

Veículo energizado: o que fazer em caso de acidente com fios de alta tensão e evitar mortes

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 15/10/2023 16:00

Compartilhe:

Caminhoneiro morre eletrocutado em veículo energizado (Foto: Reprodução)

Um homem que estava em um caminhão morreu após tocar no veículo e receber uma forte descarga elétrica. O caso aconteceu no dia 7 de outubro de 2023, quando ele, que estava como passageiro de um caminnhão, passava pela cidade de São Gonçalo do Piauí.

O caminhão ficou energizado após encostar em um fio de alta tensão. Alessandro Brito Costa, de 27 anos, chegou a ser  encaminhado ao hospital da região, mas não resisitiu e faleceu.

Antes da descarga acontecer, o motorista do caminhão informou aos policiais militares de São Gonçalo do Piauí que Alessandro pediu parada para verificar os pneus.

Os dois não perceberam que um fio de alta tensão triscava no caminhão. Ao tocar na carcaça metálica, Alessandro recebeu uma descarga elétrica.

Quais cuidados para evitar mortes por meio de veículos energizados?

O Portal ClubeNews conversou com o professor de física, João Pedro Dias, que elencou dicas e cuidados necessários para evitar choques nesse tipo de situação. Ele também relatou como essa tragédia pode ser explicada nas regras da física.

“O fio do poste é um condutor de corrente elétrica. Quando o fio tocou no caminhão, este passou a ser percorrido por uma corrente elétrica pelo processo de eletrização por contato. Com isso, a lataria do caminhão tornou-se um ponto de perigo, pois estava conduzindo corrente elétrica”, frisa.

Outro detalhe a ser observado: o caminhão ficou energizado com a vítima no interior dele; por isso, não percebeu os riscos iminentes que poderiam ocorrer ao tocar na lataria do veículo.

O professor explica que isso aconteceu devido ao fenômeno da blindagem eletrostática; também chamado de Gaiola de Faraday.

“A estrutura externa do caminhã ficou energizada na parte externa, e dentro não. O campo elétrico na parte interna é nulo. A blindagem eletrostática deve-se à estrutura do veículo e não ao fato de ter pneus, já que, se fosse um veículo conversível, esse fenômeno não ocorreria do mesmo modo”, destaca.

O que fazer nessa situação?

Para evitar esse tipo de situação, além do cuidado dos motoristas em observar se o veículo está próximo de redes elétricas, deve-se calçar sapatos de materiais isolantes (como borracha) ao sair dos automóveis.

Caso se perceba que o veículo já está tocando num fio de alta tensão, não se deve tocar na parte metálica do veículo diretamente ao descer dele.

Leia também: