28 de julho de 2025

Wellington Dias diz que governos devem atuar juntos para atender pessoas em situação de rua

Bruno do Carmo

Publicado em 16/10/2023 20:42

Compartilhe:

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Wellington Dias afirmou que os governos estaduais, municipais e federal devem atuar em conjunto para atender pessoas em situação de rua. A declaração foi feita nesta segunda-feira (16), durante um evento sobre segurança alimentar na Fiesp.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) defende que essa articulação seja realizada através de uma rede de assistência social.

“Nós temos o Cras [Centro de Referência de Assistência Social], que equivale à unidade básica de saúde no sistema SUS, aqui pelos Suas [Sistema Único de Assistência Social]. Temos também o Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] e os centros POP [Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua], que equivalem a um hospital para a média e alta complexidade nessa área social”, detalhou.

Para Dias, as situações de vulnerabilidade social não ocorrem devido a fatores isolados, sendo essencial uma abordagem integrada das três esferas de governo.

“Temos situações aqui em São Paulo uma elevada presença de pessoas em situação de rua vindas de outros estados. Portanto, o estado de São Paulo terá dificuldade em lidar com isso sozinho. É necessário o envolvimento do governo nacional, assim como a integração da rede social com o MDS pelo município”, explicou.

Leia também: