No 201° aniversário do estado do Piauí, neste dia 19 de outubro, mergulhamos nas raízes históricas e culturais do estado, desvendando o significado por trás do nome que conta uma história de sobrevivência e beleza natural.
O historiador Alcides Nascimento, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), explica que o nome “Piauí” é uma herança tupi-guarani, um tributo à riqueza hídrica que define a região. A fusão dos termos tupis “pi” (água) e “aí” (olho) resulta em “Pi-aí”, significando “olho d’água” ou “rio das águas cristalinas”.
Além do significado relacionado às águas, o nome “Piauí” também possui uma conexão com o “Piau”, uma espécie de peixe de água doce comum na região. O “Piau” é pertencente à família Characidae, sendo encontrado nos rios e cursos d’água que atravessam o estado do Piauí.
O nome do estado não só evoca as águas que fluem pela região, mas também presta homenagem ao peixe que habita as águas do estado, reforçando uma época em que a pesca era uma das maiores atividades de sobrevivência na região.
“Quando criança/adolescente, minha família pescava muito no Rio Poti. Não sei se era apenas uma complementação de dieta familiar, ou fazíamos apenas por gostar da atividade. Eu pesquei muitos piaus e, nessa época, já não era um peixe muito comum. Então quando a gente pescava ficava muito contente e comia com angu”, conta a historiador.
O estado era povoado por diversos povos indígenas antes das primeiras incursões exploratórias que adentraram pelo sul do seu território, no século XVII. A ocupação aconteceu em decorrência da expansão da criação de gado. Esse processo se deu inicialmente seguindo o curso dos rios, como o Gurguéia.
“O território chamado Piauí é banhado por rios importantes para o Brasil. No Sul do estado, temos o Rio Gurguéia, e voltando um pouquinho para o Centro, temos o Rio Canindé. É preciso conhecer e pensar nos outros rios do estado que são tão imponentes quanto o Poti e Parnaíba, que são também relevantes para a pecuária”, explica o professor.
Falando em pecuária, os bandeirantes paulistas chegaram à região do atual Piauí na segunda metade do século XVII, junta da presença dos criadores de gado vindos da Bahia. Decorre dessas incursões a fundação de Oeiras, em 1695, que foi estabelecida como primeira capital do estado no ano de 1759.
Em 1718 foi criada a capitania de São José do Piauí, que veio a se tornar uma província no século XIX, mais precisamente em 1821. No ano em que o Brasil foi declarado como uma república, 1889, o Piauí se tornou oficialmente um estado.
Assim, “Piauí” não apenas simboliza a riqueza das águas e ao peixe Piau, mas também presta homenagem às partes simbolicas que construiram e integraram a história do estado na qual conhecemos hoje.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar