4 de julho de 2025

Jogos Pan-Americanos 2023: conheça os piauienses na competição

Redação

Publicado em 21/10/2023 14:20

Compartilhe:

Jogos Pan-Americanos 2023 (Foto: Divulgação/PanAm)

Marcos Beleense
Para o Portal ClubeNews

Na noite desta sexta-feira (20) aconteceu a cerimônia de abertura dos jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile. A competição, que reúne 57 modalidades, vai receber quase sete mil atletas do continente americano. O evento segue até o dia 5 de novembro e é importante também para conquistar vagas para as Olimpíadas de 2024. O Piauí será representado em três modalidades: Judô, Badminton e Atletismo. 

Judô – Sarah Menezes

Nenhum judoca piauiense foi convocado para o Pan, mas o estado chega forte com Sarah Menezes. A campeã olímpica em 2012 vai à competição como técnica da seleção brasileira feminina de judô, ao lado de Andrea Berti. Sarah, que ganhou medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, agora encara o desafio no comando da seleção. 

Sarah Menezes e Andrea Berti são as técnicas da seleção feminina de judô (Foto: SporTV)

A piauiense teve seu grande termômetro no Mundial de Judô, realizado em maio deste ano no Catar. Por conta de alguns desfalques, o Brasil só trouxe pra casa duas medalhas de bronze, com Rafael Silva e Bia Souza. Contudo, Amanda Lima, Rafael Macedo e Wiliam Lima conseguiram se destacar, vencendo lutas de adversários considerados favoritos, ainda que não tenham subido ao pódio.

O esporte é um dos mais tradicionais no país, que é vice-líder no quadro de medalhas da competição, ficando atrás apenas de Cuba. Essa é também a maior delegação do judô  da história dos jogos, com 19 atletas competindo. Além disso, a edição marca a estreia do judô por equipes mistas. 

‍♀️ Letícia Lima – Atletismo 

No ano em que marca sua transição da categoria sub-23 para o profissional, Letícia Lima foi convocada para os revezamentos 4x400m feminino e misto. A atleta, que vem em busca de uma vaga para as Olimpíadas de 2024, tem um retrospecto com bons resultados. A piauiense conquistou a prata nos 4x400m feminino nos jogos Mundiais universitários, disputados na China, em agosto.

Leticia Lima disputará o Pan-Americano de Santiago (Foto: Gustavo Cavalcante/TV Clube)

Já em setembro, Letícia conquistou cinco medalhas de ouro no campeonato brasileiro sub-23, inclusive nas provas que disputará no Pan. A piauiense se tornou tricampeã brasileira da categoria nos 200 metros rasos, campeã dos 400 metros, dos revezamentos 4×100 e 4×400 femininos, e dos 4×400 mistos. Além disso, conquistou ainda seu recorde pessoal nos 200 metros, alcançando a marca de 23,34 segundos. 

Fabrício Farias, Sâmia Lima, Sânia Lima, Juliana Viana e Jaqueline Lima – Badminton

No badminton os piauienses foram convocados pela seleção brasileira em diversas categorias. Na categoria individual feminino, os representantes serão Juliana Viana e Sâmia Lima. Nas duplas femininas, Jaqueline Lima e Sâmia Lima, além de Sânia Lima e Juliana Viana. O piauiense Fabrício Farias disputa também uma vaga nas duplas masculinas, ao lado do carioca Davi Silva.

Embarque da seleção brasileira de badminton para o Pan-Americano (Foto: Reprodução/Instagram)

Já nas duplas mistas, Fabrício Farias e Jaqueline Lima, além de Sâmia Lima e Davi Silva. Na última semana, faltando apenas dois dias para a viagem, Jaqueline Lima precisou fazer uma cirurgia de emergência e não disputou os jogos. Porém, os outros atletas vão com força máxima em busca do pódio, que pode render pontos cruciais na busca por uma vaga em Paris 2024. Atualmente, apenas Juliana Viana está ranqueada na vaga pelas Olimpíadas.

Leia também: