As Unidades Básicas de Saúde de Teresina estão sem a vacina da varicela (que combate a catapora). Além desta, estão com baixo estoque as vacinas HPV e DT (contra difteria e tétano), conforme a Fundação Municipal de Saúde.
Emanuelle Dias informou que no caso da Varicela, o próprio Ministério da Saúde não recebeu as vacinas dos fornecedores e, por isso, não fez ainda a distribuição aos estados.
No caso das duas últimas, HPV e DP, não foi informado o motivo da falta. O estoque está baixo na maioria das unidades e, em algumas, não há mais vacinas.
Durante a Campanha de Multivacinação, Teresina aplicou 26.524 doses de vacinas na população de 0 a 14 anos.
As vacinas que mais tiveram doses aplicadas foram: Febre Amarela (2.625 doses); HPV (2.351 doses); Coronavac (1.930 doses) e Hepatite B (1.983 doses).
Vacinação segue com outros imunizantes
Com exceção dos imunizantes acima, a FMS segue aplicando conforme o calendário normal e com as vacinas contra a Covid-19, em todas as Unidades Básicas de Saúde, por livre demanda, e no posto do Teresina Shopping, através de agendamento no site http://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br.
As vagas contemplam o calendário de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A meta é aumentar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano, em um público estimado de 189.627 crianças e adolescentes.
Outras vacinas disponíveis para as crianças são: Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.
Já o calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Fundação Municipal de Saúde