25 de agosto de 2025

Princípio de incêndio causa pânico em alunos de escola municipal

Bruno do Carmo

Publicado em 26/10/2023 21:18

Compartilhe:

Bruno do Carmo e Carla Nascimento
brunodocarmo@tvclube.com.br

Um princípio de incêndio assustou alunos, professores e colaboradores da Escola Municipal Vinicius de Moraes, localizada no bairro São Sebastião, zona Sudeste de Teresina. O incidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (26).

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver os estudantes, com faixa etária de idade de até 10 anos, sendo conduzidos para fora da escola.

De acordo com Fábio Henrique do Nascimento, diretor da unidade escolar, o episódio iniciou-se por volta das 15h20, quando faltou energia no local. Logo em seguida, houve uma explosão no medidor externo de energia, que começou a fumaçar.

Diante da situação, o diretor afirmou que os colaboradores se dividiram para conduzir os alunos à saída de forma segura. Posteriormente, os pais e responsáveis de cada um foram contatados para buscá-los no local.

“Houve uma explosão no medidor externo de energia da escola. A gente foi observar. Imediatamente faltou energia na escola. Vimos que estava ‘fumaçando’ o medidor, alguns minutos depois começou a pegar fogo, nós pegamos os alunos e fomos colocando-os para fora (da escola), de forma ordenada para a rua, para eles não terem acesso ao fogo nem a fumaça”, conta.

O primeiro princípio de incêndio foi controlado por colaboradores e um morador da região, com a ajuda de extintores de incêndio. No entanto, o fogo voltou a se alastrar, momento em que uma equipe da Equatorial e do Corpo de Bombeiros chegou e conseguiu controlar a situação. Apesar do susto, felizmente, ninguém se feriu.

“Conseguimos apagar o incêndio. Não conseguimos contato imediato com a Equatorial. Como ficamos sem energia, nós tivemos que encaminhar pelos grupos de whatsaap e por ligação, para os pais para que pudessem pegar as crianças. Tinha umas crianças um pouco nervosas por conta da situação. Depois disso, com todos os alunos já em casa, fora de perigo, voltou a pegar fogo novamente.”, relata.

A Equatorial Piauí comunicou que esteve na escola após o incêndio e identificou que o ocorrido se deu por conta de um defeito nas instalações internas, de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Confira a nota

Sobre medidor queimado na Escola Vinícius de Moraes, localizada na zona Sudeste de Teresina, a Equatorial Piauí informa que enviou equipe ao local na tarde desta quinta-feira (26), onde foi identificado que o fato se deu por conta de um defeito nas instalações internas, de responsabilidade do proprietário do imóvel.

A empresa ressalta que, devido o padrão de entrada do medidor ter sido danificado por conta da ocorrência, não foi possível restabelecer o fornecimento de energia na escola. Somente após a adequação do padrão por parte da SEMEC, será possível inserir o novo medidor e normalizar o serviço no local.

O que diz a Semec

A equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Semec) afirmou que a situação tem sido recorrente e o problema pode ter ocorrido por um superaquecimento do equipamento, causando a queima devido às oscilações na energia da região.

Ainda segundo a Semec, “a empresa responsável pela manutenção já está tomando providências” para resolver o impasse e restabelecer a energia.

“Foi mais um caso dentre tantos que já ocorreram nesses últimos meses. Os equipamentos, especialmente os aparelhos de ar-condicionado, estão sendo cada vez mais exigidos devido às elevadas temperaturas que nossa cidade está enfrentando. Os cabos, por vezes, não suportam toda essa tensão provocada pelas constantes oscilações na energia da região. Há um aquecimento acima do normal e, às vezes, acabam queimando. Isso causa um susto, porém não vai além disso. O problema grave é que as crianças ficam sem poder assistir às aulas por alguns dias. No caso da Vinícius, a empresa responsável pela manutenção já está tomando as providências necessárias para restabelecer a energia o mais rápido possível”, diz.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: