Projeto Fios de Alegria arrecada cabelo para mulheres com câncer; saiba como doar

Iniciativa sediada em Picos visa atingir 400 doações neste ano; salões e UFPI coletam mechas

Projeto Fios de Alegria, em Picos (Foto: TV Clube)

A queda de cabelo é um dos principais fatores de redução da autoestima em mulheres que lutam contra o câncer. Para ajudá-las a voltarem a se sentirem bonitas, o projeto Fios de Alegria arrecada mechas para confeccionar perucas em Picos, a 323 km de Teresina.

Durante um ano e meio, a coordenadora da iniciativa, Rafaela Pereira, deixou o cabelo crescer para doar sua mecha. “Temos salões parceiros que fazem o corte gratuitamente. Nossa meta é atingir 400 doações, mesmo número alcançado em 2019”, explica à TV Clube.

Ao todo, oito salões – cinco em Picos e três em municípios vizinhos – participam do projeto. Voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Leonora Campelo aponta que as pacientes com a doença já lidam com diversas perdas durante o tratamento.

“Um dos fatores mais prejudiciais é, justamente, a perda de cabelo. É por isso que, ao longo de todos os anos, a RFCC tem investido na confecção de perucas”, observa.

Arrecadação de cabelo para mulheres com câncer (Foto: TV Clube)

Para receber doações de outros municípios, um ponto de coleta foi estabelecido na biblioteca do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Picos. O local recebe as doações de mechas de segunda a sexta, entre 8h e 21h.

“As mulheres que residem em outras cidades podem fazer o corte no salão de sua preferência, basta atender aos requisitos exigidos pelo projeto: mechas de 20 cm armazenadas em sacos plásticos”, destaca a assistente administrativa Lícia Coelho.

A campanha começou em fevereiro e se estende até novembro. Além da arrecadação de cabelo, lenços femininos e brinquedos, o Fios de Alegria também promove ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer presencialmente e pelo Instagram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar