Conheça os benefícios do chá de boldo para a saúde

O interesse pela medicina natural e alternativa vem crescendo exponencialmente

Folha de boldo (Foto: Divulgação)

O interesse pela medicina natural e alternativa vem crescendo exponencialmente, e com isso, plantas medicinais como o boldo têm conquistado espaço no cenário do bem-estar. O boldo é frequentemente utilizado para promover a saúde digestiva no fígado, aliviar distúrbios digestivos – indigestão, azia, flatulência e prisão de ventre – e ser um ótimo antioxidante.

A professora de Nutrição, Monise Santos, explica que a planta peumoboldus, mais conhecida como boldo, é uma planta arbustiva que vem sendo usada há séculos para tratar luxações e dores reumáticas. A especialista destaca que o chá de boldo tem inúmeros benefícios terapêuticos.

“Essa rica planta medicinal auxilia no tratamento e melhora dos sintomas de doenças gastrointestinais e hepáticas, como: gastrite, má digestão, atua como antiespasmódico, regulariza o funcionamento intestinal, é recomendada também para litíase biliar (cálculos biliares), cistite e reumatismo”.

No entanto, a nutricionista alerta para o uso responsável do boldo. “Enquanto a maioria dos adultos pode consumi-lo por curtos períodos, o uso prolongado ou inadequado pode levar à intoxicação hepática, causando desconfortos como vômitos, náuseas e diarreia. Mulheres grávidas, em amamentação, bebês, crianças, pessoas com hepatite aguda, inflamação das vias biliares, litíase biliar, pancreatite não devem consumir o chá”, orienta.

Monise ressalta que o uso do boldo deve ser sempre supervisionado por profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas ou farmacêuticos com conhecimento/especialização em plantas medicinais ou fitoterapia.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar