Proteção do sol: cuidados para motociclistas que trabalham nas ruas

Problemas de pele e até o mal funcionamento de aparelhos celulares podem ser afetados pelo sol

(Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Motociclistas enfrentam muitos desafios em seu dia a dia, mas um deles é trabalhar sob o sol escaldante. O trabalho nas ruas com o calor intenso não apenas testa a resistência, mas também exige precauções essenciais para garantir a segurança.

A dermatologista Giovanna Paulo,  explica que esta classe está exposta a temperatura extrema e contínua em todas as épocas do ano, mas principalmente no B-R-O Bró, é comum o aparecimento de doenças relacionadas ao calor.

“A miliária (também conhecida como brotoeja), alguns tipos de micoses e alguns tipos de dermatites alérgicas que podem aparecer e ter relação com o sol. Além disso, aumenta bastante o risco de queimaduras solares, devido a uma maior incidência da radiação ultravioleta”, explica.

Por esse motivo, os trabalhadores devem ter muito cuidado em relação ao uso do protetor solar. Sempre deve-se dar preferência a filtros de amplo espectro, com FPS mínimo de 30 e também lembrar de reaplicar ao longo do dia. Além disso, usar como complemento chapéus, óculos e roupas, de preferência com proteção UV. E ingerir bastante líquido para manter-se hidratado.

“É válido também lembrar que a exposição solar é fator de risco para o desenvolvimento de câncer da pele. Caso esses trabalhadores tenham feridas de pele que não saram ou pintas que estejam em crescimento ou mudando de aspecto, devem procurar um dermatologista para avaliação”, destaca.

Sejam motoboys, entregadores, ou motoqueiros que trabalham com viagens por aplicativos de pessoas, todos eles estão  à mercê de situações extremas por conta do calor. Por isso, é preciso o uso de equipamento adequado e a hidratação constante.

Luiz Silva, 39 anos, trabalha há oito meses, como motorista de aplicativo, que leva clientes para vários destinos durante o dia. Ao Portal ClubeNews, o motociclista conta que toma diversos cuidados durante o trabalho.

“Para proteger do sol eu uso o protetor solar, luva nas mãos e uma jaqueta. Também levo uma mochila térmica nas costas com água gelada. No intervalo das corridas eu bebo água e sempre procuro parar em uma sombra”, conta.

Cuidados com o celular 

A utilização do telefone durante este trabalhado é muito comum entre os motociclistas. Porém, alguns desses trabalhadores não se atentam ao fato que, se exposto por muito tempo ao sol, o celular pode aquecer, e não somente queimar a pele, como também pode causar uma acidente.

Alguns motoqueiros utilizam proteções contra o calor do sol no aparelho, o que é altamente indicada, principalmente para a resfriação do celular. Além disso, a própria motocicleta pode esquentar demais após muitas corridas de dia, podendo causar uma combustão. A atenção aos detalhes sob o sol não deve ser subestimada.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar