21 de novembro de 2025

Dia de Finados: psicóloga orienta como superar a dor da perda

Atualizado em 02/11/2023 10:40

Compartilhe:

Cemitério/Arquivo (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

A morte de alguém próximo pode deixar marcas profundas em amigos, familiares e conhecidos. Por isso, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo inaugurou o Ambulatório do Luto, uma iniciativa para prestar apoio psicológico a pessoas que estão passando por um processo de perda.

Teresina é a primeira cidade do Nordeste e a segunda do país a ofertar esse serviço, que inicialmente será voltado a pacientes em cuidados paliativos e seus familiares por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A psicóloga Kyslley Urtiga deu dicas importantes para pessoas que estão passando por um momento de perda e precisa lidar com o luto.

  • Você não pode apressar o processo mesmo quando está desconfortável ou inconveniente.
  • O processo de luto parece diferente para todos, o que torna difícil saber quando as pessoas ainda estão de luto.
  • Você pode lamentar a perda.
  • Tudo bem e necessário pausar algumas partes de sua vida enquanto você sofre.
  • Tudo bem se retomar a vida faz você se sentir melhor.
  • Você pode não “superar isso”, mas pode mudar diante da nova vida.

“O luto não é um processo fácil e não pode ser acelerado pela pressa de se sentir melhor. Quando as pessoas dizem que querem ser melhores no luto, provavelmente querem dizer que querem ser menos impactadas. Sofremos porque amamos e cuidamos. É saudável para nós amar e cuidar. Se você sentir que seu processo de luto é prolongado, considere conversar com um profissional de saúde mental para entender como lidar”, explica.

Como ter acesso?

Inicialmente, o ambulatório vai atender pacientes em cuidados paliativos, ou seja, aqueles que já estão em final de vida, bem como os seus familiares. O serviço será composto por duas psicólogas, que farão atendimento às quintas e sextas no período da manhã

Para ter acesso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar uma consulta com o médico, que fará o encaminhamento para o Lineu Araújo.

“Eles passarão pelo atendimento com a assistência social, que encaminha para o agendamento da primeira consulta. Nas sessões subsequentes, o agendamento é feito no próprio Lineu Araújo sem passar novamente pela UBS”, explica a gerente de Enfermagem, Ana Maria Carvalho.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: