"Nuvem Arco-Íris": climatologista explica fenômeno visto no céu de Campo Maior

Episódio ocorreu após a formação de nuvens cumulonimbus, que costumam ser altas, atingindo a troposfera e acabam se separando em cores, explica especialista.

Nuvem Arco-Íris é vista no céu de Campo Maior (Foto: Marcelo Reis)

Moradores da cidade de Campo Maior, no Piauí, puderam presenciar o fenômeno conhecido como “Nuvem Arco-Íris”, caracterizado pela presença de nuvens coloridas no céu, semelhantes a um arco-íris.

Uma das imagens captadas por um morador mostra a formação de uma nuvem com tons de amarelo, vermelho, rosa, verde e azul.

Em entrevista ao Portal ClubeNews, a climatologista Sara Cardoso explicou que o fenômeno ocorre devido à formação de nuvens do tipo “cúmulo-nimbo”, que se desenvolvem a uma altitude elevada.

“O nome dessa nuvem é ‘Nuvem Arco-Íris’. Na verdade, é um fenômeno meteorológico. Ontem, observamos sobre nosso território a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que são muito altas e se formam na troposfera, a camada mais próxima da superfície da Terra”, disse.

Cardoso explicou que devido à altitude, as nuvens podem mudar de formato facilmente devido aos movimentos de ar. “Quando essas nuvens estão bem altas, elas conseguem atingir a estratosfera, a camada acima da troposfera. Nesse ponto, os movimentos de ar podem rapidamente mudar o formato delas”, relatou.

A especialista destacou que os raios solares refletem os cristais de gelo presentes no interior das nuvens, criando assim um efeito de “onda de cores”.

“Quando o formato da nuvem muda, os raios solares incidem nos cristais de gelo presentes dentro delas, refletindo as cores do arco-íris. É por isso que vemos esse tipo de padrão colorido no céu”, concluiu.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar