6 de julho de 2025

Moradores do Árvores Verdes protestam após morte de adolescente em escola

Eric Souza

Publicado em 09/11/2023 21:08

Compartilhe:

Manifestação no residencial Árvores Verdes (Foto: Lívia Ferreira/TV Clube)

Os moradores do residencial Árvores Verdes, zona Leste de Teresina, realizaram, na tarde desta quinta-feira (9), uma manifestação em protesto à morte do adolescente Marcos Vinícius da Costa Barros, de 17 anos, em uma escola do bairro Santa Bárbara, na última segunda-feira (6).

A avenida Nicanor Barreto, que atravessa o residencial, e ruas que dão acesso à via foram interditadas pelos populares, os quais levaram cartazes e atearam fogo em pneus e galhos. Confira no vídeo abaixo:

Uma familiar de Marcos Vinícius, que preferiu não se identificar, pediu aumento na segurança e a construção de escolas na região em que vivem.

“Aqui não tem escola para os alunos estudarem, é perigoso ir para outras, mesmo com ônibus escolares. Depois disso [a morte do jovem], ninguém quer mais estudar, com medo. Ele era novo, tinha sonhos, passava o dia trabalhando e à noite estudava. Tudo o que queria era dar o melhor para a mãe”, relatou.

Manifestação no residencial Árvores Verdes (Foto: Lívia Ferreira/TV Clube)

Presente no protesto, o líder comunitário Francisco Neto reforçou a solicitação dos moradores por novas escolas, medida que “não acabaria, mas amenizaria o crime e a injustiça”.

“Queremos colégios de Ensino Médio e Fundamental para que nossos jovens fiquem aqui, não corram o risco de saírem e perderem a vida. Temos espaço suficiente para construí-los. Uma escola não vai acabar com o crime e a injustiça, mas ameniza a situação. Todos nos revoltamos, cansamos de ver pessoas de bom coração pagando pelo que não têm nada a ver”, apontou.

Cancelamento de matrícula

Um amigo de Marcos Vinícius, que também não se identificou, afirmou ao Portal ClubeNews que pretende “cancelar a matrícula”. O estudante contou que, além dele, outros quatro alunos manifestarem interesse em se desvincular da unidade de ensino.

“Depois do que aconteceu, estou com muito medo de voltar para a escola agora. Não tem segurança, vou cancelar minha matrícula. Como é que eu vou voltar pra escola desse jeito? Quatro colegas meus cancelaram a matrícula”, revelou.

CETI Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva (Foto: Eric Souza/Portal ClubeNews)

Ao relatar seus sentimentos em relação à perda do amigo, o adolescente ponderou que o momento “está sendo difícil” de encarar.

“É difícil de acreditar até agora, ele era muito gente boa. A gente está muito triste, é difícil de encarar isso, porque nunca pensamos que ia acontecer isso com um amigo nosso que tinha a vida toda pela frente, que era tão jovem”, lamentou.

Relembre o caso

Marcos Vinícius foi assassinado com cinco tiros dentro do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva, no bairro Santa Bárbara, zona Leste de Teresina.

Aluno de 17 anos é assassinado com cinco tiros dentro de escola (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O crime ocorreu por volta das 20h40 da última segunda. Dois homens, que utilizavam capacetes e ainda não foram identificados, aproveitaram a saída de um vigilante da escola para entrar no pátio da instituição e cometer o homicídio.

As equipes de investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão em diligências para localizar e prender os suspeitos, afirmou o delegado Francisco Costa, o Barêtta.

LEIA MAIS:

“Vou cancelar a matrícula”, diz amigo de adolescente morto em escola

Jovem de 17 anos é assassinado a tiros dentro de escola na zona Leste

Leia também: