
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, viajou a Londres, na Inglaterra, para participar da “Cúpula Global de Segurança Alimentar: Rumo à Fome Zero e ao Fim da Má-Nutrição”. O evento acontece nesta segunda-feira (20), reunindo líderes e especialistas internacionais.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, participará do encontro, que reúne representantes de 200 países. A pauta principal é o cumprimento do Objetivo Sustentável nº 2, que é erradicar a fome e a má-nutrição.
“Estou em Londres junto a líderes internacionais na “Cúpula Global de Segurança Alimentar: Rumo à Fome Zero e ao Fim da Má-Nutrição”, promovida pelo Reino Unido. O objetivo central é o desenvolvimento sustentável, mas sempre olhando para as necessidades das pessoas”, escreveu o ministro.
Segundo o ministro Wellington Dias, o principal objetivo de sua participação, além de apoiar a iniciativa do Reino Unido, é angariar apoio e gerar impulso internacional para a continuidade dos esforços contra a fome e a pobreza.
“O presidente Lula definiu o combate à fome, à pobreza e à desigualdade como sua prioridade número um para a presidência do G20. Por isso, estamos colaborando com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Fazenda e demais áreas de governo para compor uma Força-Tarefa do G20 com a missão de constituir uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, declarou Dias.
Entre as personalidades presentes, estão o presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, o ministro de Agricultura de Moçambique, Celso Correia, a ministra de Ambiente e Clima dos Emirados Árabes, Mariam Almheiri, e a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed.