
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público do Piauí (MP-PI), disponibilizou nesta semana o Painel Black Friday 2023 para consulta dos consumidores piauienses.
A plataforma auxilia os compradores a compararem os preços de produtos e evita que caiam em fraudes durante a Black Friday, período promocional que culmina nesta sexta-feira (24). Confira os valores no site do órgão.
Para atrair os clientes, lojistas intensificam a divulgação de preços mais baixos dos produtos comercializados nos estabelecimentos. Por isso, fiscais do Procon foram a campo, entre os dias 7 e 9 de novembro, para vistoriar as lojas de Teresina e conferir o valor real dos itens mais procurados.
Segundo o coordenador técnico do Procon, Edivar Carvalho, o consumidor pode conferir os dados coletados e inseridos no Painel para verificar se o preço não está sendo “maquiado”.
“Orientamos que os consumidores consultem o painel antes de comprar e, havendo qualquer discrepância ou maquiagem do valor do bem, façam a denúncia por meio dos canais disponíveis no Painel”, enfatiza.
Além de checar os preços, os clientes também acompanham dicas para evitar cair em fraudes, verificam a reputação de empresas nacionais pelo ranking de resolutividade das lojas de comércio eletrônico e têm acesso aos canais para reclamação – consumidor.gov.br e atendimentoprocon@mppi.mp.br -, caso se sintam prejudicados.