
Um raio atingiu e derrubou uma árvore no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), zona Leste de Teresina, em meio à forte chuva e aos ventos intensos registrados na capital na tarde desta terça-feira (28).
Estudantes do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da instituição gravaram o ocorrido e apontaram fios de alta tensão expostos no chão do espaço. Confira no vídeo abaixo:
Outra queda de árvore ocorreu na Av. José Francisco de Almeida Neto, zona Sudeste de Teresina. A chuva e os ventos também deixaram vários bairros sem energia elétrica e chegaram a quebrar vidros de janelas de condomínios.
Segundo a climatologista Sara Cardoso, as alterações temporais foram causadas pelo encontro entre a massa de ar seca, predominante na capital nos últimos meses, com a massa de ar carregada de umidade, vinda do litoral do Piauí.
“O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado para ventos entre 60 km/h e 80 km/h. Quando as condições atmosféricas são alteradas a esse ponto, orientamos a não estacionar veículos próximos a postes e abrigar-se em casa, pois a ventania e os raios podem promover acidente graves”, apontou ao Portal ClubeNews.
O Portal ClubeNews entrou em contato com a Equatorial Piauí, que afirmou ter ampliado em cinco vezes o número de equipes para “dar mais celeridade à recomposição do sistema e normalização do serviço”. Leia a íntegra da nota:
A Equatorial Piauí informa que a chuva acompanhada de fortes ventos, ocorrida na tarde desta terça-feira (28), provocou intercorrências na rede elétrica, causando a interrupção do fornecimento de energia em algumas áreas de Teresina. A maior parte das ocorrências está relacionada a árvores e objetos lançados sobre a rede.
Para atender os chamados, a empresa ampliou em 5x o número de equipes, com objetivo de dar mais celeridade na recomposição do sistema e normalização do serviço aos clientes interrompidos. A Distribuidora trabalha hoje com todo o efetivo possível para reduzir os danos causados pelas chuvas e ventanias que ocorreram.
A concessionária também ressalta que a maior parte dos registros são de ocorrências coletivas, que serão restabelecidas em blocos no menor tempo possível. Em casos de ocorrências individuais, a empresa reforça a importância de registrar por meio dos canais de atendimento como 0800 086 0800, na Clara, assistente virtual do WhatsApp no (86) 3228-8200, e no site equatorialenergia.com.br.