
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) apresentou, nesta sexta-feira (1º), as ações do Piauí quanto ao cumprimento das metas para barrar as mudanças climáticas no planeta. O Chefe do Executivo Piauiense discursou no evento “Diálogo colaborativo entre Estados do Consórcio dos Governadores pelo Clima Brasil Verde”, que acontece em paralelo à COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Participaram do encontro os governadores membros dos Consórcios Nordeste e Brasil Verde, que fazem parte da comitiva do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na abertura do evento, Rafael Fonteles disse que, no período de 16 anos, o Piauí reduziu em 41% as emissões gás carbônico na atmosfera.
“Em relação à emissão de gás carbônico quanto à meta que foi estabelecida pela ONU. De 2005 a 2021, o Piauí já reduziu 41% a emissão de gás carbônico, enquanto o Brasil reduziu 20%. Provavelmente, vamos reduzir à metade antes do prazo estipulado”, garantiu Fonteles.

Fundo Caatinga
Em seu discurso, Rafael Fonteles apresentou os dados sobre o desmatamento no Piauí. O bioma Cerrado teve redução uma variação de -5,5% da região devastada, compreendendo uma área total de 61,27 km².
A intenção do Governo do Estado, segundo Fonteles, é conter o avanço do desmatamento sobre os principais biomas do Piauí, Cerrado e Caatinga, por meio de um fundo internacional para a manutenção das ações de proteção.
“Nós estamos com uma estratégia, que será apresentada pelo Consórcio Nordeste, do Fundo Caatinga. É uma iniciativa para também recebermos apoio internacional para a preservação desse bioma tão importante para a estratégia de sustentabilidade ambiental”, afirmou.
Energia limpa
Outro ponto abordado por Rafael Fonteles na COP28 foi a utilização das energias limpas pelos estados brasileiros. Segundo o governador, a matriz energética do Piauí é 100%. O Chefe do Executivo também defendeu a transição energética do país por meio do hidrogênio verde.
“Nesse ponto, o nosso estado tem um grande destaque: a nossa matriz elétrica é 100% limpa. As fontes de energia elétrica são eólica, solar e hidrelétrica. O Piauí tem o maior parque eólico da América Latina, tem o segundo maior parque solar da América Latina e, recentemente, anunciamos o maior projeto de hidrogênio verde do mundo”, finalizou.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) vai debater as contribuições dos países para a redução do aquecimento da terra. Reunindo representantes de cerca de 200 países e 70 mil pessoas, o encontro deve apresentar, pela primeira vez, um balanço global de como cada país está atuando para cumprir com o Acordo de Paris.
LEIA TAMBÉM: