Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
Um projeto premiado de um jovem piauiense, que escolheu a preservação do meio ambiente por meio do saneamento, é o início da história profissional de Vítor Barbosa Lima, de 20 anos, que durante seu curso de técnico em saneamento no Instituto Federal do Piauí, criou uma forma de conscientizar a população sobre seu papel no tratamento de esgoto.
O estudante se inspirou nas metas do marco do saneamento básico, no qual empresas privadas buscam a universalização do tratamento de esgoto para a população.
“A ideia central foi criar uma caixa de gordura, instalada nas residências para reduzir a quantidade de resíduos que vão para a rede, facilitando o tratamento de esgoto e diminuindo os custos com produtos químicos nas estações de tratamento”, (veja como funciona no vídeo abaixo).
Além do prêmio, Vítor garantiu uma vaga no mercado de trabalho. Ele foi contratado como operador de uma das estações de Tratamento de Teresina.
“Para mim foi surpreendente todo esse processo de já terminar o curso e já começar a trabalhar e ver, hoje, o quão diferente está o cenário de saneamento e que já na formação, aquelas pessoas que estão cursando, já têm certeza que vão sair empregados”.
Vítor revela ainda que, quando se inscreveu no curso de saneamento em 2019, acreditou que ia prosperar no futuro. “Foi uma inscrição acreditando no futuro, entende? Você fazer um curso acreditando que um dia ele vai ser visto e vão se aproveitar os profissionais da área. Então, essa foi a minha decisão pela inscrição no curso de saneamento”.
O jovem é o terceiro piauiense premiado pelo Projeto Pioneiros, promovido pelo Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e que já realizou cinco edições com estudantes de todo o país.
Para o diretor- presidente do Águas de Teresina, Jacy Prado, a iniciativa ocupa o segundo lugar no ranking de projetos voltados para a responsabilidade social da concessionária, ficando atrás apenas do Projeto Tarifa-Social, que oferece 50% na tarifa de água e esgoto para aproximadamente 15 mil famílias em vulnerabilidade social, na capital piauiense.
“A gente tem mais de quinze projetos sociais e o Projeto Pioneiros é o mais relevante deles e o mais importante porque a gente traz alunos do ensino médio, que apresentam certa vulnerabilidade social, e que acabam desenvolvendo projetos de sustentabilidade. Muitos deles acabam inclusive vindo trabalhar aqui. O que é bacana, também, é que esses alunos trabalham em duplas, que são tutoriados pelas pessoas da Águas de Teresina, por gerentes ou por coordenadores, ou por supervisores, então eles acabam tendo uma experiência interna que pode propiciar, inclusive, uma alavancagem na carreira deles como profissionais”, frisou o presidente.
O que é o Projeto Pioneiros?
O Projeto Pioneiros em Teresina já está em sua quinta edição e seleciona, anualmente, 30 jovens entre 16 e 18 anos para uma imersão na empresa Águas de Teresina.
O objetivo é trazer alunos da rede pública que vivem em situação de vulnerabilidade social e apresentá-los ao universo do saneamento básico, aprofundando o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e mostrando diferentes profissões. Muitos deles se interessam pela área e são absorvidos como Jovem Aprendiz, sendo posteriormente efetivados como profissionais na concessionária.
“De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação. Esses jovens fazem uma imersão na Águas de Teresina durante quatro a cinco meses para conhecer todas as áreas. Ao final, eles desenvolvem um projeto que é avaliado não só localmente, mas também concorre com projetos de outras concessionárias do grupo Aegea em todo o Brasil”, explicou o gerente de responsabilidade social, Gabriel Barbosa.
Como resultado desse trabalho, Teresina foi campeã nacional do Pioneiros nos últimos três anos. “O Pioneiros é um projeto de destaque, onde desenvolvemos garotos e garotas do ensino médio. Muitos deles consideram isso como uma futura profissão, então buscamos sempre mudar o status familiar, permitindo que essas pessoas elevem suas famílias, causando um impacto social”, concluiu o diretor-presidente Jacy Prado
Saneamento & Geração de Renda
O saneamento básico desempenha um papel crucial na criação de empregos e no desenvolvimento econômico de uma região. Quando são feitos investimentos nessa área, diversas oportunidades de trabalho são geradas em várias etapas do processo, desde a construção de infraestrutura até a operação e manutenção dos sistemas.
Atualmente, 1.300 lideranças comunitárias formam parceria com a Águas de Teresina. É por meio desse diálogo que a concessionária busca fortalecer e engajar a população nos projetos realizados na capital piauiense.
Segundo Gabriel Barbosa, mais do que levar água potável, a empresa quer promover um consumo consciente e melhorar a qualidade de vida, o que também passa pela captação e capacitação de pessoas para o mercado de trabalho.
A divulgação de processos seletivos ocorre por meio de parcerias com as lideranças, visando recrutar moradores locais para trabalhar nas obras realizadas nos bairros.
“Por conta da expansão das obras, precisamos contratar novas pessoas, e damos prioridade aos moradores dos bairros onde as obras estão acontecendo. Quando os processos seletivos são abertos, as lideranças são automaticamente comunicadas, e usamos esses canais para uma ampla divulgação”, ressaltou o gerente.
Gabriel Barbosa mencionou que, no último processo seletivo, 314 pessoas foram contratadas, e a divulgação junto às lideranças contribuiu para a participação de moradores locais. Ele esclareceu ainda que, antes da contratação, os candidatos passam por capacitação e treinamento.
“Às vezes, enfrentamos dificuldades em encontrar pessoas com conhecimentos técnicos, então quando alguém é contratado, passa por um período de treinamento antes de ir para o campo”, esclareceu.
O processo seletivo é aberto para todas as idades, e a contratação depende das exigências específicas de cada vaga. “Está disponível tanto para pessoas jovens quanto para indivíduos mais maduros, desde que demonstrem disponibilidade para o processo e a capacidade técnica necessária”, finalizou o gerente
Avanço no saneamento básico da capital
A Águas de Teresina assumiu a distribuição de água e o saneamento básico na capital piauiense em 2017. De lá para cá, muita coisa mudou nesse setor. A coleta de tratamento saltou de 19% para 43,4% este ano. Segundo o presidente-diretor da concessionária, Jacy Prado, a meta é que em 2024 a cobertura de coleta e tratamento de esgoto de Teresina alcance 59%.
“Isso já vai fazer com que Teresina se destaque no ranking das capitais mais saneadas do Brasil, e acho que o indicador mais importante relacionado a isso é o indicador de saúde. Em Teresina, de 2017 até 2022, que é o último dado que eu tenho, houve uma redução em torno de 68% nas internações por diarreia. Isso mostra um avanço no saneamento, seja na parte da água, seja na parte do esgotamento sanitário. Então, gera um impacto na qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente.
Na parte da responsabilidade social, a Águas de Teresina desenvolve uma série de ações voltadas para educação e capacitação. ‘Esse trabalho é de investir nas pessoas, não só na qualidade de água, mas na qualidade de vida dos teresinenses, o que também envolve ter uma profissão’, frisou Jacy Prado.
O diretor-presidente define a relação da Águas de Teresina com a capital piauiense como um casamento. Para ele, há uma responsabilidade em desenvolver a comunidade local.
‘Quando falamos em desenvolver pessoas, é justamente pensando em melhorar o lugar onde vivemos. Nossa responsabilidade aqui com Teresina é como um casamento; temos um contrato de 30 anos, então viemos para ficar’, finalizou Jacy Prado.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar