
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), confirmou, nesta segunda-feira (4), a realização de um novo concurso para a contratação de 85 professores para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Das 160 vagas, 75 serão destinadas à contratação de servidores.
Segundo o governador, em 2023, foram destinados R$ 66 milhões para reforma, ampliação e modernização dos 12 campi da instituição no estado. “Algumas dessas obras já estão com ordem de serviço emitida, como a do Campus Torquato Neto, com valor superior a R$ 23 milhões”, escreveu Fonteles em uma rede social.
No dia 24 de setembro deste ano, a Uespi realizou concurso com 75 vagas para cargos de nível médio e superior. As vagas de nível médio são destinadas à função de assistente de gestão administrativa. Já as de superior são para administrador, analista de informática, arquiteto, assistente social, bibliotecário, contador, engenheiro civil, engenheiro eletricista, estatístico e psicólogo.
Carga horária
Rafael Fonteles também defendeu o Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre o plano de cargos e carreiras e remuneração dos professores da Uespi. O PL visa mudar a distribuição da carga horária e criar novos parâmetros para promoção à classe de Professor Titular. A matéria gerou discussão na comunidade acadêmica.
“É importante garantir um equilíbrio nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, estabelecendo que cada professor do regime de Dedicação Exclusiva ou do regime de 40h, dedique 16 horas semanais ao Ensino e 24 horas semanais para as demais atividades (com flexibilização para professores que atuem em funções administrativas ou atuem na pós-graduação stricto sensu)”, disse.
Ainda não há previsão para o mês de lançamento do edital, que deverá ser divulgado somente em 2024.
LEIA TAMBÉM: