
O primeiro banheiro adaptado para pessoas ostomizadas da rede pública de Educação do Brasil foi inaugurado, nesta quarta-feira (6), em Teresina. Ele está instalado na Escola Municipal Olímpio Castro, bairro Vale do Gavião, zona Leste.
A coordenadora geral da Associação Prismas, Elisângela de Oliveira, explica que a pessoa ostomizada passa por uma cirurgia de ostomia para criar canal externo ao corpo para auxiliar na respiração, alimentação ou excreção.
A pessoa ostomizada carrega consigo uma bolsa de ostoma, a qual precisa ser esvaziada. “Muitas pessoas ostomizadas hesitam em sair de suas casas e em ter uma vida social ativa, pois se preocupam em como esvaziar a sua bolsa coletora fora de suas residências”, comenta a coordenadora.
Elisângela acrescenta que as pessoas ostomizadas precisam de um banheiro adaptado porque podem vivenciar eventuais vazamentos de dejetos ou urina.
Nesse tipo de banheiro, o vaso sanitário precisar estar a 80 centímetros do solo para o esvaziamento da bolsa coletora, junto a instalação de ducha higiênica para higienizar o recipiente após descarte do material.