
O Governo do Piauí lançou, nesta quarta-feira (6), a Patrulha Cidadã para o policiamento em Teresina e Parnaíba. Na oportunidade, foram entregues 132 novas viaturas à Polícia Militar do Piauí (PM-PI), sendo 32 para a patrulha, e duas ambulâncias para o Corpo de Bombeiros.
A solenidade aconteceu no Centro de Estudos, Formação a Apoio Pedagógico (CEFAP), zona Sul de Teresina. Segundo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o novo policiamento tem o objetivo de promover a potencialização do setor com o apoio às demais modalidades já existentes.
“A gente tem recebido, continuamente, viaturas do Fundo Nacional. Ao todo, serão 96 veículos entre pequenos e grandes, duas ambulâncias para o Corpo de Bombeiros. Tudo isso faz parte de um esforço para a Segurança Pública, aumentando o efetivo, renovando a frota e equipando as unidades de polícia”, destacou.

As viaturas foram adquiridas com recursos oriundos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 17 milhões. Os veículos são equipados com barras sinalizadoras de teto (sinalizador acústico-visual), rádio transceptor digital, capacidade para cinco pessoas, direção assistida, ar-condicionado e compartimento de transporte de presos.
Na avaliação do governador Rafael Fonteles, a Patrulha Cidadão também terá papel social, com o desenvolvimento de ações voltadas ao trabalho preventivo. Ao todo, a Polícia Militar recebeu cerca de 330 novos veículos em 2023.
“A Patrulha Cidadã é um policiamento comunitário, presente e próximo ao conselho de cada um dos bairros para fazer um trabalho preventivo ainda mais eficiente. A gente acredita nesse modelo, que vai envolver carros e motos, próximo às comunidades e associações”, disse o governador.