
O padre Francisco Ferreira Borges, conhecido como padre Chiquinho, sofreu um infarto e faleceu aos 53 anos, na tarde deste domingo (10), em Teresina (PI).
Conforme apurou a TV Clube, o sacerdote foi encaminhado ao Hospital da Primavera, na zona Norte de Teresina, mas já chegou morto à unidade de saúde.
Padre Chiquinho servia, atualmente, como pároco da Paróquia Santa Bárbara, no bairro Santa Bárbara, zona Leste da cidade. Ele já conduziu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Renascença I, zona Sudeste.
Ordenado há 24 anos, o presbítero também atuava como coordenador da Caminhada da Fraternidade, evento promovido pela Arquidiocese de Teresina.
Os paroquianos de Santa Bárbara se despedirão de padre Chiquinho na noite deste domingo (10) na área pastoral. Após esse primeiro momento, o corpo do vigário será levado para União (PI), a 61 km da capital piauiense, cidade natal de sua família, onde será velado e sepultado.
O sepultamento acontece na cidade de União na segunda-feira (11).
NOTAS DE PESAR
Arquidiocese de Teresina
Com profundo pesar, a Arquidiocese de Teresina comunica o falecimento do Padre Francisco Ferreira Borges, conhecido carinhosamente como Padre Chiquinho, que fez sua Páscoa na tarde deste 2º Domingo de Advento, dia 10 de dezembro, aos 53 anos.
Filho da cidade de União (PI), padre Chiquinho tinha 24 anos de sacerdócio e era administrador paroquial da Área Pastoral Santa Bárbara, localizada na zona Leste de Teresina. Atualmente, também atuava como coordenador da Caminhada da Fraternidade e era membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Com uma vida de dedicação ao anúncio do Reino de Deus, padre Chiquinho era um apóstolo da alegria, evangelizando com seu jeito único de cativar corações e despertar lideranças. Amigo dos amigos de Jesus, em todas as comunidades por onde passou deixou marcas por meio de um grande trabalho missionário e evangelizador, especialmente no contato com as famílias e a juventude.
Neste momento de profunda saudade, mas cheios de esperança na vida eterna, pedimos ao Senhor que console o coração de todo o nosso Clero, familiares e amigos, e conceda a este querido sacerdote a recompensa no Reino dos Céus.
Dr. Pessoa, prefeito de Teresina
É com profundo pesar que lamento o falecimento do Pe. Francisco Borges, o nosso Pe. Chiquinho. Ele nos deixa um enorme legado de carisma, espiritualidade e humildade. Sua partida precoce nos inunda de enorme tristeza. Neste momento de dor, externo minhas condolências aos familiares e amigos.
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte do Padre Francisco Ferreira Borges, o “Padre Chiquinho”. Natural da cidade de União, no Norte do Piauí, o Padre Borges era muito respeitado, conhecido e querido por mim e pelos piauienses.
Gostaria de deixar aqui o meu forte abraço aos amigos e familiares do Padre Chiquinho que deixará muita saudade pela sua dedicação e alegria em trabalhar nas obras da Igreja.
Que Deus conforte o coração de todos e todas.
Meus sentimentos.