
Os consumidores precisam estar atentos para evitar cair em golpes virtuais. O fim de ano é marcado pelo aumento na procura por produtos dos mais variados tipos. Com a chegada do Natal e do Ano Novo, o mercado brasileiro tende a se movimentar, o que também provoca uma ampliação das compras virtuais.
De acordo com a Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), de janeiro a agosto de 2023, foram registradas mais de 10.500 denúncias por crime de estelionato, sendo 3.149 casos através do ambiente virtual. Esse número representa um aumento de 15% nos crimes virtuais em comparação com 2022.
O delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI, afirma que hoje, com a popularização da internet e seu alcance a vários usuários, tornou-se um ambiente atrativo para os criminosos. Diante disso, é fundamental que os consumidores tomem cuidado para evitar prejuízos.
“Cada vez mais, os usuários precisam ter cuidado com o que fazem na internet e por onde trafegam, especialmente agora no fim de ano, quando as pessoas realizam muitas compras, clicam em diversos links e podem acabar acessando sites e WhatsApp falsos que tentam prejudicá-las. É crucial que as pessoas adotem alguns cuidados para não se tornarem vítimas”, orientou.
Veja algumas dicas para evitar golpes
- Não acesse links despretensiosos, que aparecem de repente nos perfis de redes sociais;
- Desconfie de sites com promoções vantajosas;
- Procure os sites de lojas oficiais;
- Faça o print da compra;
- Tome cuidado com os dados pessoais oferecidos;
- Dê preferência para pagamento com cartão de crédito;
- Verifique o destinatário em caso de pagamento em PIX