A Delegacia de Uruçuí (PI) investiga algumas pessoas que fingem ser delegados e agentes da Polícia Civil para realizar comprar coisas “fiado” (venda ou compra feita a crédito) em comércios do município.
Nas redes sociais, a equipe da Delegacia de Uruçuí já alertou aos comerciantes locais para o golpe: “criminosos estão se passando por um falso Delegado e fazendo pedido de compras em diversos supermercados e estabelecimentos de Uruçuí. Não realizem PIX ou transferências, pois trata-se de criminosos”, diz a publicação.
O delegado Marcos Alan explicou ao Portal ClubeNews que, até o momento, ninguém foi detido. “Ontem (13) à tarde, a gente ficou sabendo que algumas pessoas estavam indo ao supermercado e tentando fazer compra fiado no nome da delegacia”,
“A gente informa que o Estado não trabalha dessa forma. Fazemos licitação, temos cartões corporativos ou realizamos convênio. É tudo formalizado. Caso seja diferente, seja uma situação suspeita, a pessoa pode procurar imediatamente a delegacia e comunicar o fato”, ressalta o delegado.
Como aconteciam os golpes
Conforme o delegado, os suspeitos criavam um perfil falso no WhatsApp se passando pelos delegados para ter credibilidade com os comerciantes da cidade.
“Após criar a credibilidade com o comerciante, ele [suspeito] liga minutos depois informando que tem um parente ou um amigo que tem muitas moedas, para eles fazerem uma troca e o comerciante utilizar as moedas de troco. O comerciante faz o pix para o bandido e acaba sendo vítima de golpe porque aquelas moedas nunca vão chegar ao comércio”, explicou o delegado Marcos Alan.
Outra forma de aplicar golpes era utilizando a máquina de cartão de crédito. “Ele [suspeito] falava que ia pagar o comerciante e logo depois informava que o cartão não tinha passado e que eles precisavam do troco de R$ 200 e aí informavam o pix. Caso o comerciante fizesse o pix, ele caia no golpe”.
As denúncias podem ser feitas através dos canais oficias da Polícia Civil e das redes sociais da Delegacia de Uruçuí. Atendimento e denúncia anônima: 89 9432-8251 e linktr.ee/policiacivil_piaui