14 de julho de 2025

PMT tenta anular decisão do TCE que impede compra de ônibus seminovos

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 15/12/2023 14:28

Compartilhe:

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Kleber Eulálio – Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

A Prefeitura de Teresina representou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), na manhã desta sexta-feira (15), um requerimento solicitando a anulação da decisão do TCE-PI, expedida em outubro de 2023, que barrou a compra de 80 ônibus seminovos.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), se reuniu com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Kleber Eulálio, em um encontro a portas fechadas no gabinete do conselheiro.

A pauta do encontro também se concentrou na aquisição de ônibus elétricos para a frota do transporte coletivo da capital.

O Município tem interesse em adquirir 30 veículos elétricos no ano de 2024. Em outubro de 2023, uma decisão expedida pelo conselheiro Kleber Eulálio, a pedido do Sindicato das Empresas de Ônibus (Setut), proibiu a realização de despesas para a compra de 80 ônibus seminovos.

Ao Portal ClubeNews, o superintendente da Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), Bruno Pessoa, explicou que a medida foi revogada pelo Tribunal de Justiça (TJ-PI). Oito empresas, dentre as 11 pertencentes aos quatro consórcios que exploram o serviço na capital, manifestaram interesse nos veículos.

“Desde o mês passado que nós já estamos trabalhando nessa licitação (para comprar ônibus elétricos). Os ônibus já chegaram ao Brasil e assim que a gente finalizar isso, vamos fazer com que esses 30 ônibus cheguem até fevereiro”, destacou.

Recursos em caixa

A reunião durou cerca de 20 minutos. Após o encontro, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) manifestou expectativas positivas quanto ao acolhimento da manifestação do Município e garantiu recursos em caixa para a aquisição dos ônibus.

“Os ônibus já estão esperando por essa compra. Temos dinheiro em caixa No que vem, na pior das hipóteses, na primeira quinzena do ano que vem os ônibus já estarão rodando na capital do Piauí”, assegurou.

Corrida contra o tempo

O Tribunal de Contas do Estado se aproxima do recesso de fim de ano, situação que pode comprometer a tramitação do processo e o parecer final do TCE. O conselheiro Kleber Eulálio informou que o resultado vai depender do setor de engenharia do órgão.

“Isso tem que ser analisado sobre o que nós faremos devido à importância do tema. Nós faremos com a maior brevidade possível”, disse.

Leia também: