6 de julho de 2025

Saiba como se proteger de golpes de “phishing”

Redação

Publicado em 15/01/2024 20:00

Compartilhe:

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) registrou  4.661 golpes virtuais no Piauí em 2023, gerando uma média de 13 golpes por dia. Os crimes ocorrem por meio de e-mails, mensagens no WhatsApp ou até mesmo ligações. Entre os golpes em alta, o mais comum é o “phishing”, que é a tentativa de extrair informações confidenciais dos usuários de alguns serviços, se passando pelas empresas que os oferecem.

As mensagens suspeitas também podem vir em forma de cobranças ou tentativas de contato de instituições financeiras. A arquiteta, Maria Imaculada Teixeira, conta, em entrevista à TV Clube, que recebeu uma mensagem falsa de uma conta se passando pelo seu banco, em razão de uma compra efetuada em seu cartão. “O banco não faz isso, ele não liga te alertando de uma compra, ou você entra em contato com eles, ou eles te mandam por aplicativo, não por SMS”, relata a arquiteta.

Arquiteta, Maria Imaculada Teixeira (Foto: Reprodução Tv Clube)

Para Raimundo Neto, especialista em proteção de dados, a dinâmica dos golpes é formada por quadrilhas virtuais, e tem um interesse futuro em utilizar dados dos usuários.” Muitas quadrilhas criam esse mecanismo de coleta, eles acabam criando cadastros fáceis em que você acha que realmente está utilizando o serviço, mas, na verdade, não, as suas informações só ficam guardadas para futuramente as quadrilhas entrarem em contato para aplicação de novos golpes”, explica.

Raimundo Neto, especialista em proteção de dados (Reprodução TV Clube)

Os ataques de “phishing” incluem; o roubo da identidade (Informações pessoais ou de login; Fraude financeira (Números de cartão e senhas de contas bancárias); Distribuição de vírus(Infecção de dispositivos)

O especialista ainda explica que muitas vezes o crime acontece quando se pensa que está acessando um site original, mas, na verdade, é um site falso. Segundo ele, este tipo de golpe já existe há muitos anos, e agora está mais modernizado.

O gerente de relacionamentos da empresa Equatorial Energia, Mateus Melo, afirma que um dos meios para que a empresa evite que seus clientes sejam afetados por esse golpe, é a produção de conteúdo nas redes sociais, alertando para um maior cuidado na hora de acessar seus boletos e compartilhar dados pessoais.

A principal dica para evitar cair em golpes virtuais consiste em ter uma maior cautela ao acessar conteúdos que possam parecer suspeitos, e verificar melhor os links antes de acessar.

Leia também: