
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) fez um balanço do primeiro ano de mandato à frente do Governo do Piauí, durante entrevista à TV Clube, na manhã desta segunda-feira (15). Segundo o Chefe do Executivo estadual, parte das promessas de campanha foram cumpridas em 2023.
Rafael Fonteles disse que as ações das forças de Segurança Pública colaboraram para a redução dos indicadores de violência no estado. No dia 11 de janeiro, 322 policiais militares foram efetivados como novos oficiais da segurança do estado.
“Eu avalio de maneira muito positiva diante daquilo que a gente se propôs a fazer em compromisso assumido aqui nos debates eleitorais. A gente conseguiu boa parte desses compromissos realizados nesse primeiro ano de gestão. Eu destaco a área da segurança pública, demonstrando o nosso compromisso firme de intensificar a criminalidade e de garantir mais oportunidade às pessoas do Piauí, especialmente os jovens”, destacou.
Educação
Nesta segunda-feira, o Governo do Piauí anunciou a transformação de mais 151 escolas da rede estadual de ensino para o regime integral. Segundo Fonteles, a intenção é universalizar o sistema até o final de 2024.
“Eu anunciei hoje que chegaremos a 350 escolas de tempo integral. Eram 96, passou para 200 e agora são 351, chegando a 2/3 dos alunos matriculados no ensino médio em regime de tempo integral. Isso vai melhorar muito a aprendizagem dos alunos e a chance de sucesso na sua vida pessoal e profissional”, pontuou.
Missão internacional
Em 2023, o governador realizou sete viagens internacionais. Rafael Fonteles rebateu as críticas da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e afirmou que manterá o ritmo das viagens, com foco na atração de investimentos.
“Foi necessário e será assim o mandato inteiro enquanto o povo me colocar como governador do estado do Piauí porque eu realmente acredito na internacionalização do nosso estado. Tanto no sentido de trazer investimentos para cá quanto aprender as melhores práticas em cada seguimento”, finalizou.
Leia Mais