
O secretário estadual de Administração (SEAD), Samuel Nascimento, disse que o reajuste nos salários dos servidores públicos do Piauí deve compensar as perdas provocadas pela inflação de 2023. O Governo do Estado planeja um reajuste linear para todas as categorias.
Para isso, será instalada, nesta quinta-feira (18), uma Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp). O evento acontece às 15h, no auditório da Secretaria de Administração. O intuito é iniciar as discussões para definir o percentual de aumento para as categorias do funcionalismo público.
“Os reajustes, que estão sendo estudados pela equipe e serão decididos junto com as categorias profissionais, devem buscar compensar as perdas inflacionárias de 2023. Então, estamos dando um passo muito importante de construção, com diálogo direto com as categorias, para que o Estado tome as medidas de melhoria no salário dos servidores”, garantiu.
Ao todo, cerca de 30 entidades, entre movimentos e sindicatos, participarão da reunião. A primeira rodada de debates inicia nesta quinta-feira. O diálogo deve acontecer até o consenso entre o Governo e os servidores.
“Essa mesa de negociação busca instituir política de valorização do servidor público de maneira que a gente consiga atender àquelas reivindicações que atendem todos os servidores. Devemos ter uma tarde muito produtiva de diálogo com as classes”, projetou.
Reajuste para os professores
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou, na segunda-feira (15), o reajuste do piso salarial dos professores da rede pública estadual. Conforme publicação nas redes sociais de Fonteles, o aumento é superior a 4,7%.
Em nível nacional, o piso do magistério foi reajustado em 3,62%, chegando a R$ 4.580,57 aos professores que trabalham 40h. Os professores efetivos do Piauí irão receber cerca de R$ 4.630,00.
LEIA TAMBÉM: