Entenda as novas regras de vacinação contra a covid-19 em Teresina

As mudanças acontecem a partir da segunda-feira (29)

Vacina bivalente contra a Covid – Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai adotar as novas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para covid-19 a partir de segunda-feira (29).

A nova orientação do Ministério da Saúde determina que o imunizante passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses.

“Reforçamos que as crianças dessa faixa etária, que já receberam três doses da vacina, são, anteriormente, consideradas imunizadas, e não precisam se vacinar novamente”, explica a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

Emanuelle conta que a FMS, no momento, imuniza idosos e pessoas imunocomprometidas. A partir de segunda-feira (29), serão vacinados os trabalhadores da saúde. 

Idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas precisam da dose de reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

Onde se vacinar?

Segunda a sexta-feira – Todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping.

Horário de funcionamento:

  • Shopping – 10h às 20h
  • UBS – 8h às 12h e das 13h às 17h

É necessário apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS, e um documento que comprove que a pessoa faz parte dos grupos prioritários.

O grupo de pessoas entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela nova orientação do PNI, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.

“É importante destacar que, à medida que forem obtidas novas aprovações regulatórias e que vacinas adaptadas às novas variantes estiverem disponíveis no país, as recomendações e os esquemas de vacinação podem ser atualizados pelo Ministério da Saúde”, diz Emanuelle Dias.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar