
O anúncio da pré-candidatura do deputado estadual, Jeová Alencar, à Prefeitura de Teresina (PI) deve acirrar os ânimos dentro do partido Republicanos. Isso porque o prefeito da capital, Dr. Pessoa, também é filiado à legenda e não vai recuar do processo de reeleição. Jeová Alencar rompeu relações políticas com o prefeito Dr. Pessoa, na manhã de terça-feira (23), ao entregar a gestão da Saad Sul.
Assim, o impasse será resolvido por meio de pesquisas de intenção de voto. A situação obrigaria um dos pré-candidatos a deixar a sigla. Em entrevista à rádio ClubeNews, nesta quarta-feira (24), Jeová Alencar afirmou que os resultados da próxima pesquisa deverão ser anunciados nas próximas semanas.
“O que é que torna uma candidatura viável? É intenção de votos. Nós vamos fazer uma bateria de pesquisas qualitativas e quantitativas, analisando toda uma evolução dos candidatos: rejeição, potencial de crescimento”, disse.
Diversas opções
Outros nomes do Republicanos, como o suplente de deputado estadual Gessivaldo Isaías e a pastora Ana Fidelis, também são opções para a disputa majoritária em Teresina.
A definição deve acontecer até o mês de abril, no fechamento da janela partidária – mecanismo da justiça eleitoral que permite a mudança de partido sem a perda do mandato.
Jeová Alencar disse que apresentará sua pré-candidatura ao deputado federal, Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. A proposta para definição do nome que representará o partido nas eleições em Teresina por meio de pesquisas será proposta durante o encontro.
“O critério que o partido quer usar é o de quem tem maior viabilidade. Isso foi o que provocou o recuo da federação do Republicanos a nível nacional. O presidente nacional entendeu que uma federação poderia tirar a oportunidade de vários candidatos potenciais para prefeito nas capitais e nos municípios. É um partido pujante, e vai buscar a eleição majoritária aqui em Teresina”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: