A possibilidade de entrada da iniciativa privada na captação de córneas, para doação de órgãos no Piauí, por meio da criação das Organizações de Procura de Órgãos (OPC), foi uma das pautas discutidas durante audiência pública realizada pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina e o Hospital Getúlio Vargas (HGV), nesta quarta-feira (31).
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, revelou otimismo em relação à medida, enfatizando que essa iniciativa pode contribuir significativamente para ampliar o volume de transplantes de córneas. “Estamos nos colocando à disposição da iniciativa privada para o assessoramento da implantação das OPCs que irão contribuir para ampliar o volume de transplantes”.
Segundo a gestora do Hospital, no ano de 2023, o Hospital Getúlio Vargas realizou 33 transplantes de córneas e 43 de rins.
O promotor de Justiça, Eny Pontes, ao comentar sobre a reunião, ressaltou que o Ministério Público busca estreitar o diálogo constante com as instituições responsáveis pela saúde pública, com o intuito de contribuir para a gestão eficiente da saúde no estado e município. “O MP tem realizado audiências itinerantes com interesse de contribuir com a gestão da saúde do estado e do município”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Governo do Piauí