Neste ano de 2024, o mês de fevereiro terá 29 dias. Isso acontece porque os anos não têm exatos 365 dias e, a cada quatro anos, é preciso compensar essa defasagem, criando o ano bissexto.
E o que acontece com as pessoas que nasceram nessa data? A professora de inglês, Maurilia Moreno, nascida em 29 de fevereiro de 1976, conta que teve de escolher um dia para comemorar seu aniversário, mas que celebrar a data exata é muito mais emocionante.
“Eu nasci meia hora depois da chegada do dia 29, às 0h30 da madrugada de um ano par em que era bissexto. Por isso, normalmente considero dia 28 por ser o último dia do mês. É uma data diferente, que torna o dia muito especial por ser uma data em que você passa quatro anos esperando”, diz.
A professora conta que é muito lembrada por amigos e familiares, já que muitas vezes as pessoas não sabem o dia exato para lhe dar os parabéns. Além disso, Maurília conta que, apesar da data ser tão importante, comemora normalmente de forma simples, com um bolo em família.
“É muito bacana ser lembrada em dois dias de cada mês, porque geralmente tem dúvidas de amigos que me perguntam se me dão parabéns no dia 28 ou no dia 1º de março, na falta do 29, sempre digo que eu considero o último dia do mês”, conta.
“Acho interessante que tem algumas pessoas que contam a partir do ano de 76, que foi o ano que nasci, brincam para eu considerar apenas os dias 29. Eles dizem que eu seria bem novinha se eu não fosse considerar os outros três anos”, brinca.
É crime?
A data de nascimento é determinada pela Declaração de nascido vivo (DNV), conforme a Lei 6.015, de 1973, que dispõe sobre registros públicos. Assim, a certidão deve conter o dia, mês, ano, lugar e horário exatos do nascimento segundo a DNV, e a mudança — para o dia 28 de fevereiro ou 1º de março — é considerada crime.
Por tanto, quem nasce no dia 29 de fevereiro faz, de fato, aniversário a cada quatro anos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar