
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) alertou a população piauiense para riscos de afogamento, principalmente durante o período chuvoso. Segundo um levantamento do CBM, nos últimos quatro anos o número de ocorrências por afogamento saltou de 26 para 50 casos, um aumento de quase 100%, e em metade dos casos as vítimas teriam ingerido bebida alcoólica.
“O risco de afogamento é muito elevado em pessoas que ingerem bebida alcoólica e vão entrar em banhos, porque os reflexos tendem a diminuir após o consumo, então o risco é muito grave” ressaltou Rafael Medeiros, comandante do corpo de bombeiro de Picos.
A tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros no Piauí, destacou algumas orientações para evitar acidentes e afogamentos em locais de banho. São elas:
- Utilizar boias e coletes salva-vidas
- Não ingerir bebida alcoólica
- Verificar se o local é propício para a frequência de crianças, idosos e gestantes
- Verificar se o local é de difícil acesso ou não
- Sempre adentrar na água acompanhado de uma pessoa que saiba nadar
“Se deparar com alguém em situação de afogamento, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros”, declarou a tenente-coronel.
DADOS AFOGAMENTO PIAUÍ
2023: O CBMEPI atendeu 50 ocorrências de afogamentos no estado
2022: O CBMEPI atendeu 33 ocorrências de afogamentos no estado
2021: O CBMEPI atendeu 44 ocorrências de afogamentos no estado
2020: O CBMEPI atendeu 26 ocorrências de afogamentos no estado
Jovem morre afogado após banho em barragem
O encanador, Maurício Primo de Carvalho, de 25 anos, foi encontrado morto após se afogar em uma barragem, na cidade de Bocaina (PI), na região da localidade Carvalho.
O afogamento aconteceu durante um banho no sábado (27). O corpo só foi localizado e resgatado na manhã deste domingo (28) pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Leia a reportagem completa
A barragem de Bocaína é um dos principais pontos turísticos da região, o local todos os anos recebe milhares de foliões no carnaval, e o espaço onde são realizados os shows ficam a cerca de 100 metros da água, o que gerou uma preocupação por parte dos organizadores do evento.
“A gente pede a todos que venham participar do nosso carnaval, que tomem cuidado quando forem para margem da barragem, e não tentem banhar” disse Cláudio Brito, um dos organizadores do carnaval da região.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!