
A Operação Volt, do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), investiga o desvio de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação pública do Município de Luís Correia (PI).
As equipes cumprem oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, além de 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina – todas no Piauí.
A investigação, segundo o MPPI, apura “condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa”.
“Até o momento, a investigação aponta a existência de uma estrutura criminosa composta por agentes públicos, empresários e suas respectivas empresas que tem por fim desviar recursos públicos do município de Luís Correia”, informou o MPPI.
A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPPI em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Força Integrada de Combate a Organizações Criminosas no Piauí (FICCO).
CRIMES
Conforme o GAECO, “a dinâmica criminosa consiste no direcionamento de licitações à determinada empresa utilizada pela organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo ente municipal”.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontelene, divulgou nota oficial sobre as operações envolvendo o desvio de recursos públicos.
A nota não cita diretamente o nome do filho, Pedro Júnior, mas afirma que todos os servidores investigados nas duas operações serão exonerados dos cargos. O espaço está aberto para a defesa de Pedro Júnior.
“Venho a público esclarecer sobre os últimos fatos noticiados pela imprensa neste dia 07 de fevereiro do ano corrente. Esclareço que não sou citada em qualquer investigação e nem sofri qualquer ato por parte do Poder Judiciário. Sempre pautei por uma gestão transparente, sendo que as contas da gestão, foram julgadas e aprovadas por unanimidade pelos órgãos de controle.
Informo, ainda, que determinei a exoneração de todos que foram citados na investigação, mesmo não fazendo qualquer juízo de valor quanto a culpabilidade, tal medida visa proporcionar aos acusados as condições ideais para esclarecimentos dos fatos, bem como, a imediata rescisão contratual, de forma unilateral, com a empresa citada.
Confio na Justiça do meu Estado, ao tempo que me coloco à disposição para demais esclarecimentos, reafirmo meu compromisso com o mandato e o respeito pelos cidadãos de Luís Correia.
LUÍS CORREIA (PI), 07de fevereiro de 2024
MARIA DAS DORES FONTENELE BRITO
Prefeita Municipal