
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
A Prefeitura de Teresina lançou, nesta quarta-feira (7), o edital do concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Foram disponibilizadas 997 vagas para os cargos efetivos de professor e técnico administrativo. A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
Serão 611 vagas para professores, com 262 vagas para o cargo de professor de primeiro ciclo; 349 vagas para professor de segundo ciclo; 80 vagas para pedagogos; 25 vagas para psicopedagogos.
Para os cargos técnicos administrativos de nível superior e médio, são 160 vagas para o cargo de auxiliar educacional e técnico administrativo de nível médio; e 121 vagas para cargos técnicos administrativos de nível superior.
Editais
O concurso será dividido em três editais, que ficarão sob responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
“Serão três grandes editais. O primeiro será pela Nucepe, que vão ficar com os cargos de pedagogo e psicopedagogo. Esse certame vai ser de responsabilidade da Uespi. Os outros dois grandes editais ficarão sob responsabilidade do Idecam, que são para professores de 1° e 2° ciclos”, explicou o secretário interino da Semec, Reinaldo Ximenes.
Veja os editais a seguir
Inscrições
As inscrições aos cargos dispostos no edital da Uespi iniciam no dia 29 de fevereiro e vão até 14 de março. As provas acontecem no dia 7 de abril.
Pelo Idecan, as inscrições ocorrerão entre os dias 15 de fevereiro e 18 de março. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril.
“O chamamento dos professores, pedagogos e psicopedagogos é para o segundo semestre. Nós queremos encerrar o concurso até julho. O cronograma está baixado e vamos chamar os professores para o segundo semestre de 2024”, pontuou Ximenes.
Aumento
O edital para a contratação de professores foi publicado com o reajuste de 5% para a categoria em 2024. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), disse que o aumento representa um percentual maior que o concedido pelo Governo do Estado ao magistério.
“É o maior concurso da história da Prefeitura Municipal de Teresina. Sem conhecimento, nenhum país do mundo prosperará. O aumento da Prefeitura Municipal é maior do que o do Governo do Estado e maior que o Governo Federal. É uma alegria total”, destacou.