
O prefeito de Teresina (PI), Dr. Pessoa (Republicanos), não oficializou a saída do professor Nouga Cardoso da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e concedeu férias de 15 dias ao secretário. O professor Reinaldo Ximenes, secretário executivo da pasta, permanece no cargo como interino até o dia 19 de fevereiro.
A permissão para as férias foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na edição de quarta-feira (7). Em entrevista à imprensa, Dr. Pessoa voltou a manifestar o interesse pelo retorno de Nouga Cardoso à Semec.
“As informações é que ele está de férias. Disseram que ele está tranquilo, está em um sítio. Informaram que ele está de férias e que quando voltar quer conversar com o prefeito. Ele pode tomar um café lá em casa, e eu o recebo”, disse o gestor municipal.
O professor Nouga Cardoso entregou uma carta de demissão ao prefeito Dr. Pessoa no dia 1° de fevereiro de 2024. Desde o começo da gestão, o secretário reclamava da falta de autonomia financeira e administrativa para comandar a pasta.
Mesmo com a decisão de deixar a pasta, a Prefeitura de Teresina não efetivou a saída de Nouga Cardoso. Enquanto isso, o prefeito da capital aguarda uma nova reunião com o professor para remediar a situação.
“Quem pediu demissão foi o Nouga. O prefeito tem o coração aberto, até porque foi a vida toda tratando pessoas com enfermidades. Então, eu não poderia mudar meu conceito de cidadão, voltado às causas sensíveis”, afirmou.
Exoneração em análise
Ao Portal ClubeNews, nesta quinta-feira (8), Nouga Cardoso esclareceu que a decisão final para a permanência no cargo caberá ao prefeito Dr. Pessoa.
“Não vi no Diário Oficial decreto de exoneração. Ninguém exonera e nem promove servidor público em gozo de férias. [Sobre a efetivação da exoneração após o término das férias] aí é com o Prefeito”, disse Cardoso.
LEIA TAMBÉM: