O HEMOPI está promovendo ações para conscientizar a população acerca da doação de sangue durante o período de Carnaval. O gesto salva vidas, mas o período é marcado pela baixa nos estoques, e a ausência de doações regulares preocupa os profissionais da área da Saúde.
O banco de sangue de Floriano, por exemplo, que atende toda a região Sul do Piauí, está abaixo do recomendável; explica a coordenadora do hemocentro do município, Eliomara Carvalho. “Bastante preocupante, porque é uma data que as doações caem, mas esse ano caiu ainda mais do que a gente esperava”, inicia.
Carvalho explica que o Carnaval é uma festa popular que envolve muitas pessoas e há possibilidades de acidentes, logo a situação gera aflição.
“A gente fica bem apreensivo, porque é uma festa grande, onde o número de pessoas é muito grande também, e a gente sabe da possibilidade de precisar do banco de sangue. Nós atendemos a região Sul, onde tem a agência de transfusão da região Sul também atendemos, então é uma demanda muito grande que vem crescente e o número de doações caiu”, diz.
O profissional da área da saúde e doador, Caio Gomes, fala que passou a ter consciência do impacto do gesto, após começar a atuar no setor e ver como famílias eram afetadas pelas baixas nos estoques.
“A ciência aguardava muito tempo de transfusão quando faltava. A gente se comove com a família e a situação do paciente. E vi a necessidade de estar no meio, o que (poderia) fazer para poder cobrar para os outros também”, pondera.
Doações
Os doadores precisam ter idades entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 60 kg e apresentar documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem ter autorização do responsável. Alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas não podem ser ingeridas antes de realizar a doação. O doador deve ter tido ao menos seis horas de sono, na últimas 24h.
No período de carnaval, em Teresina, o Hemopi irá funcionar em horário especial. A sede fica localizada na rua Primeiro de Maio, Nº 235, Centro Sul. Veja os horários e datas:
- Sábado (10): 7h15 às 17h30
- Domingo (11): fechado
- Segunda-feira (12): 7h15 às 17h
- Terça-feira (13): 7h15 às 17h
- Quarta-feira (14): 7h15 às 17h
Nos hemocentros de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda a sexta e estarão fechados durante o feriado.
Endereços regionais
Hemocentro Regional de Parnaíba
Praça Antônio Monte, s/n Centro
CEP: 64.218-340 Parnaíba-PI
Contato:(86) 3321-2854
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Hemocentro Regional de Picos
Praça Antenor Neiva, s/n Bairro Bomba
CEP: 64.600-000 Picos – PI
Contato: (89) 3421-2138
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Hemocentro Regional de Floriano
Rua João Dantas, 1161 Bairro Manguinha
CEP: 64.800-000 Floriano-PI
Contato: (89) 3522-2020
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar