Com o aumento de casos de dengue no Brasil, a procura pela vacina aumentou em clínicas particulares de Teresina, algumas não têm mais imunizantes, e como alternativa, as pessoas estão procurando por testes em farmácias e repelentes.
“Tem tido muita procura pela vacina, o teste é um teste rápido, o resultado sai em torno de 15 minutos, ele é feito através de um pequeno furo no dedo. Ele vai em busca do antígeno, da carga viral do vírus, se estiver presente naquele momento”, relatou a farmacêutica Ana Patrícia Barbosa.
A imunização contra a dengue é feita com duas doses, com um intervalo de três meses, e podem tomar pessoas com idades entre 4 e 60 anos. Não é precisa ter tido a doença para tomar a vacina.
Outra alternativa são os repelentes contra os mosquitos, a venda do produto cresceu em mais de 100%, os inseticidas também estão sendo mais comercializados, com um aumento de 31% na procura, em relação a outubro de 2023. A dona de casa Selma, por exemplo, não só adquiriu os produtos mas redobrou os cuidados em casa.
“Comprar a repelente, tirar o lixo, o importante é deixar tudo limpo. A prefeitura limpa, mas o pessoal não quer ajudar, joga na sua porta, joga no outro quintal imundo? Não querem cuidar? Tem que cuidar, porque não é brincadeira”, diz.
Segundo orientações da Fundação Municipal de Saúde(FMS), o principal cuidado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é o descarte de todo material inservível. Garrafas devem ser guardadas fechadas ou com a boca virada para baixo. As calhas dos telhados e caixas d’água também merecem atenção e devem ser mantidas limpas, bem como ralos e vasos sanitários tampados.
Para empregada doméstica Maria Francisca Ferreira, o trabalha de prevenção contra a doença é feito de forma coletiva. Ela diz que tem tomado cuidado não só consigo, mas aconselha também os vizinhos a adotarem os mesmo cuidados. “Muita limpeza em minha casa, não deixo nada de lixo, água parada, litro, nada. E aconselho o vizinho a fazer a mesma coisa, não adianta só eu fazer e o vizinho não fazer nada”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar