A Vigilância Sanitária da cidade de Timon (MA) realizou, na quinta-feira (8), uma operação para recolher pomadas modeladoras de cabelo vendidas sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de lojas e supermercados do município.
Recentemente, o uso do produto causou queimaduras químicas nos olhos de 17 mulheres, que buscaram atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Os produtos sem autorização para comercialização pela Anvisa foram recolhidos das prateleiras em pelo menos 20 estabelecimentos em Timon.
“Quando a gente recebeu algumas denúncias, a gente já reuniu a equipe para fazer essas fiscalizações intensas nos estabelecimentos, tanto supermercado, farmácia e lojas de cosméticos”, explica Angelina Aryele, chefe de divisão de produtos e medicamentos da Vigilância Sanitária de Timon.
A agência alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção em relação ao uso de produtos cosméticos durante as festas carnavalescas.
Por exemplo, na hora de preparar penteados ou tranças, é fundamental consultar a lista de pomadas autorizadas pela Anvisa, no site oficial da instituição.
A fiscalização em Timon deve continuar para evitar que mais pessoas passem pela mesma situação das 17 pessoas que tiveram queimaduras nos olhos. Como a professora de xadrez Ana Soares, de 22 anos, que relatou que “a dor é como se tivesse alguma coisa dentro do meu olho perfurando”.
“Eu fiz um penteado para o Zé Pereira (de Timon). A moça usou uma pomada modeladora e, até então, não tinha apresentado nada. Mas, após o momento da chuva, o meu olho direito começou a coçar bastante. Parecia uma película de neblina no olho. Eles coçam sem cessar. Eu vim para casa e já estavam os dois olhos muito vermelhos”, contou Ana.
Leia mais:
“Dor parecia perfurar meu olho”, diz jovem que sofreu queimadura após usar pomada de cabelo
Anvisa libera venda de 930 pomadas para trançar ou modelar cabelos
Mais de 15 pessoas são levadas ao HUT com queimaduras nos olhos após uso de pomada de cabelo
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar