
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
Fiéis católicos celebraram a missa de Cinzas, nesta quarta-feira (14), na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no Centro de Teresina. A data marca o início da Quaresma, período de 40 dias que finaliza no Domingo de Páscoa.
A missa é marcada pela imposição de cinzas na testa dos fiéis. Na solenidade e durante todo o período quaresmal, bispos, padres e diáconos utilizam vestimentas de cor lilás e as músicas seguem um rito solene.
Ao Portal ClubeNews, o padre José Nery – pároco da Catedral – explicou o sentido da celebração cristã para a fé católica. Para ele, as cinzas representam a penitência e santificação.
“É um tempo em que nós purificamos a nossa alma, o nosso corpo, em virtude da Páscoa do nosso senhor Jesus. Nesse dia, quando nós viemos para a igreja para receber as cinzas, é um sinal de consciência de que nós devemos melhorar para bem celebrarmos os santos mistérios”, declarou.

A Socorro Fernandes levou a família para participar da missa. Ela reforçou que a evangelização começa em casa, por meio dos pais, e disse que o tempo quaresmal reforça a necessidade de intimidade com Deus.
“É sempre uma renovação da nossa fé cristã. A gente tem que estar sempre em comunhão com Deus para que nós possamos mediar todo o sacrifício, paixão de Cristo, e renovar a nossa fé. A família é sempre importante, porque a evangelização começa em casa”, disse.
O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, disse que os católicos são chamados à renovação da fé e à conversão por meio de práticas de caridade e boas ações.
“Neste dia de jejum e oração quaresmal, primeiramente, nos preparamos para a Páscoa do Senhor, que celebraremos daqui a 40 dias. Esse é um tempo de conversão do coração para o amor. É o tempo de fraternidade. Jesus trata, especificamente, sobre a esmola, a oração e o jejum como maneira de educar nossos instintos e sentimentos”, explicou.
CONFIRA MAIS FOTOS DA MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS: