30 de julho de 2025

Atleta relata temporal e sumiço de adolescente durante treino de canoagem em barragem

Isadora Cavalcante

Publicado em 16/02/2024 14:10

Compartilhe:

Barragem do Bezerro em José de Freitas – Foto: João Victor/TV Clube

Atualizada às 11h30

Isadora Cavalcante* e Victor Santos (TV Clube)
isadora.cavalcante@tvclube.com

O atleta de canoagem Lívio Santos, de 15 anos, desapareceu na Barragem do Bezerro, em José de Freitas (PI), na tarde da quinta-feira (15), durante um treino.

Raimundo Sousa, de 17 anos, que também estava no treinamento de canoagem e conseguiu se salvar, relata os últimos momentos com Lívio.

Equipes do Corpo de Bombeiros estão na região para localizar Lívio Santos. Amigos e familiares realizaram uma corrente de oração pelo adolescente às margens da barragem.

O grupo – cinco atletas e um instrutor – encerraria o treino às 17h30. Segundo Raimundo, faltando cinco minutos para a aula acabar, os atletas foram surpreendidos por um temporal com ventos fortes que virou todas as canoas. Por causa disso, os atletas caíram na água.

“Do nada veio um vento forte e uma tempestade, que derrubaram as canoas e aconteceu isso. O tempo estava limpo; depois veio toda essa chuva que ‘fez’ a noite vir mais cedo devido ao temporal”, disse o atleta Raimundo.

 

Raimundo comentou que o instrutor Diego Viena pediu para Lívio segurar na ponta da canoa “porque ela tem uma suspensão de ar e, mesmo se virar, ela não afunda”.

“O Lívio segurou e respondeu ‘professor está de boa’. Primeiro, peguei o Luís que caiu mais distante e estava sem fôlego; depois falei: ‘Lívio segura que vou te buscar agora’. Mas, quando deu umas 18h, e ficou tudo escuro, eu gritei o nome dele, mas não respondeu mais”, explicou Raimundo.

Canoagem em José de Freitas – Foto: João Victor/TV Clube

Lívio Claudinei faz parte projeto Iporanga de canoagem e foi medalhista na Copa Brasil do escola em 2023, premiado com três medalhas de bronze.

Ele, Raimundo e Luís praticavam o esporte sem colete por estarem em um nível avançado dos demais estudantes.

“O Lívio era o cara que resolvia todos os problemas, remava 800 metros, nadava 800 metros, era o melhor em tudo. Não sabemos se veio uma onda forte que bateu e fez ele soltar a canoa ou se ele se soltou para tentar nadar e deu câimbra nele. Eu pedia para Deus me ajudar a tirar meus amigos. O Lívio era amigo para qualquer hora”, disse o colega de esporte.

Amigos, familiares e moradores fazem oração durante a busca pelo atleta – Foto: João Victor/TV Clube

SEM COLETE

Lívio estava sem colete salva-vidas quando desapareceu nas águas. O instrutor Nil Neves esclarece que o uso de coletes depende da categoria do esporte porque o equipamento pode atrapalhar o movimento e a respiração dos atletas.  Por isso, alguns estavam sem essa proteção.

Edvan Lopes, presidente da Iporanga Canoagem, grupo que Lívio faz parte, reforça que a “obrigatoriedade é por categoria. Na categoria cadete, dependendo das competições, não é obrigatório. O uso é obrigatório para categorias menores. A canoa já é um item de segurança e há todo um treinamento com protocolos de segurança”.

AULAS SUSPENSAS

A Prefeitura Municipal de José de Freitas suspendeu as aulas escolares, nesta sexta-feira (16). Em nota, a gestão informou que, “neste momento, não há clima para atividades escolares, pois toda a nossa comunidade está unida na expectativa de notícias sobre o jovem Lívio que se encontra desaparecido”.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA

À Comunidade Escolar,

NOTA OFICIAL

 16 de fevereiro de 2024

É com imenso pesar que nos dirigimos a todos vocês diante da tragédia ocorrida na barragem do Bezerro, que tem afetado profundamente nossa comunidade e deixado a todos nós em estado de tristeza e apreensão.

Diante da gravidade da situação e da angústia que toma conta de todos, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação decidem suspender as aulas em todas as unidades da rede municipal de ensino, neste dia 16 de fevereiro de 2024.

Entendemos que neste momento não há clima para atividades escolares, pois toda a nossa comunidade está unida na expectativa de notícias sobre o jovem Livio que se encontra desaparecido, bem como consternados com o falecimento de Dona Guiomar, sogra da professora da rede municipal Ariane Portela.

Pedimos a compreensão e a colaboração de todos os pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar neste momento de profunda tristeza e incerteza. Estamos monitorando de perto a situação e daremos novas informações assim que possível.

Seguimos em oração e confiantes na misericórdia de Deus.

Agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,
Flaviana Barbosa Alvarenga Secretária Municipal de Educação

 

LEIA MAIS:

Atleta de 15 anos desaparece após canoa virar na Barragem do Bezerro em José de Freitas

*Estagiária sob supervisão

 

Leia também: