27 de julho de 2025

Forte chuva derruba semáforo, interrompe central do Samu e alaga ruas em Teresina

Isadora Cavalcante

Publicado em 19/02/2024 11:54

Compartilhe:

Uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento que ocorreu, na noite do domingo (18), causou alagamentos em vários pontos da capital piauiense, derrubou um semáforo de trânsito e interrompeu a central de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 132 milímetros (mm) de chuva acumulados em Teresina, sendo 80,6 mm apenas na região leste da capital, em um intervalo de 12 horas.

As imagens registradas por moradores do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina, mostram ruas inundadas e com uma forte correnteza.

Em um dos vídeos, um homem tenta ajudar um entregador de delivery que buscava por um lugar alto na calçada de uma casa para escapar da força das águas. “Dá para jogar uma corda?”, diz um dos moradores.

Zona norte

No bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, a forte chuva provocou a queda de um semáforo de trânsito ligado à rede de energia elétrica no cruzamento das avenidas Freitas Neto e Engenheiro Noronha. Conforme o relato de populares, que registram imagens do aparelho no caído no chão, até a noite de ontem (18), os fios ainda estavam energizados.

Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informou está ciente da queda e uma equipe de manutenção já está em atuação nas ruas para resolver os problemas. A população pode acionar os agentes de trânsito e informar situações como essas por meio da central dos agentes no número (86) 3122-7617.

Queda do Número do Samu

O número de atendimento telefônico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina está temporariamente fora do ar.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a forte chuva, da noite do domingo (18), causou danos na rede e impediu a operacionalização do número 192.

A FMS informou que as equipes técnicas já estão na sede do SAMU para solucionar o problema e divulgou os números (86) 99420-8413 / (86) 99448-3700 / (86) 99435-1484 para o atendimento dos chamados de urgência.

Leia também: