Um jacaré foi capturado em uma piscina no setor de esporte da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O caso ocorreu nesta segunda-feira (19). O animal, de cerca de 1,2 metros, foi capturado pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Bioparque Zoobotânico, na zona Leste da capital.
A captura foi registrada através de um vídeo. O réptil foi retirado da piscina por meio de um laço de cambão, material utilizado para fazer esse tipo de procedimento. Israel, um dos agentes da BPA, que participou da captura do animal; explica que o setor fica nas proximidades do Rio Poti e ocorrências com animais silvestres, como jacarés e capivaras, são recorrentes na região.
“A gente recebeu uma ocorrência via Copom do pessoal do setor de esporte da Universidade Federal. Esse setor fica quase às margens do Rio Poti. Então, geralmente, a gente sempre tem ocorrências com capivara e com jacaré nessa região. A gente veio e trouxe algumas ferramentas para fazer a captura. Inclusive, conseguimos fazer a captura com o laço cambão, que é o material utilizado para fazer esse tipo de trabalho”, explicou.
Acione o BPA
A orientação para quem encontrar animais silvestres no interior de casas ou em área residencial é não tentar capturá-los ou afugentá-los. A recomendação é ligar para o 190 e acionar o Batalhão Ambiental para o resgate devido.