
A operação DRACO 96 “Rota Caipira” cumpriu, na manhã desta terça-feira (27), 18 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar, e prendeu 15 pessoas nos estados do Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Conforme a Superintendência de Operações Integradas (SOI), a operação iniciou a partir da prisão do piauiense Laércio Batista, no interior de São Paulo.
Com a prisão, a Polícia Civil do Piauí pôde identificar todo o núcleo responsável pela entrada e circulação de drogas no país.
Os mandados cumpridos estão relacionados aos inquéritos policiais que apuram crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação policial, diante da “Rota Caipira”, identificou que a “engenharia financeira permitia o pagamento de drogas que entravam no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a operação logística necessária para transportar essa droga ao sudeste do país e estados nordestinos de destino”.
CUMPRIMENTOS DE MANDADOS
Durante a operação, foram presos líderes e operadores financeiros do esquema, apreendidos valores e bens obtidos como proveito do crime, além de documentos relacionados aos fatos investigados.
No Piauí, foram seis mandados em Campo Maior, dois em Teresina, um em Altos, um em Coivaras, um em Piripiri.
Em Mato Grosso do Sul, foram três mandados cumpridos no município de Corumbá. Em São Paulo, foram dois em Carapicuíba, um na cidade de Osasco e um no sistema penitenciário do estado.
SOBRE O INVESTIGADO
Laércio Batista Pereira é condenado por vários crimes violentos, incluindo um homicídio dentro da penitenciária Prof. José de Ribamar, na zona Sul de Teresina. Em 2023, foi preso após quebrar sua tornozeleira eletrônica.
No sistema prisional, ele, segundo a Polícia Civil, passou a integrar uma facção criminosa com origem no estado de São Paulo. Após ser localizado e preso, a polícia obteve informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização criminosa.